quarta-feira, 13 de junho de 2018

Como Fazer Letra de Feltro passo a passo

Clique nas imagens para ampliar
A artesã começa por mostrar as "ferramentas de corte" que não são mais de que estas 2 tesourinhas básicas mas sempre muito bem afiadas... (o papel de alumínio é o "afiador" de tesouras - é prático e resulta!)
O modo como a artesã corta as letras está nas outras 2 fotos (não esquecer de cortar de modo a eliminar completamente o risco!)
Clique nas imagens para ampliar
 Depois do feltro cortado chegou a hora de casear!

Linhas e agulhas: 
A artesã gosta de usar uma agulha fina e comprida mas cada qual poderá optar pela agulha com que se sinta confortável. 
Quanto à linha, gosta de usar linha de pesponto (está marcada na foto (ao lado da linha de costura vulgar para que se possa ver a diferença de grossura) ou então linha de bordar de meada (usa 2 ou 3 fios)
Procura sempre que o ponto fique o mais regular possível!

Se a sua letra tem espaços abertos (vazados) é por aí que deve começar a casear! 
Clique nas imagens para ampliar
e, por fim, o momento de fazer o enchimento! 
Na primeira foto as "ferramentas secretíssimas" que a artesã usa - Um pincel velho com as cerdas cortadas, um instrumento de plástico usado habitualmente para modelar o barro e um palito de churrasco
E, claro está, o enchimento acrílico (também chamado de fibra siliconada ou apenas fibra)
O enchimento da letra (ou de qualquer outra peça) é um passo que considero muito importante, pois é ele que confere tridimensionalidade à peça - dá-lhe "vida" .
Quantidade de enchimento que usa - muito pouco! O suficiente apenas (o mínimo possível) para dar dimensão... se encher demasiado corre o risco de obter uma peça rígida e com "celulite".. Muito mais importante que a quantidade é a distribuição do enchimento que tem que ser uniforme, chegando a todos os cantinhos da peça ( é para isso que usa o "modelador de barro"
As letras, ao contrário de outras peças, tem um formato muitas vezes irregular. Por isso, nem sempre podemos usar a técnica de "cosa até deixar uma pequena abertura e encha...". Nas letras como o "n" da foto, podem reparar que fechou com ponto caseado uma das "pernas", introduziu o enchimento e, só depois fechou a segunda "perna".
Clique nas imagens para ampliar

creditos: gdores
Álbum 35--------------página Eu Amo Artesanato
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Disse o apóstolo João em sua primeira carta: O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida(que é Jesus Cristo)
(Porque a Vida(Jesus) foi manifestada, e nós A vimos, e testificamos Dela(Jesus), e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai(Deus), e nos foi manifestada);(lembra quando Jesus falou: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, Ele é a Vida, vida eterna)
O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai(Deus), e com seu Filho Jesus Cristo.
Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo(alegria) se cumpra.
1 João 1:1-4------------LEIA A BÍBLIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Wordpress Gadgets Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...