sexta-feira, 24 de abril de 2015

Dicas valiosas de como trabalhar com feltro


Assim, depois que você desenhar seu molde basta que você dobre o papel ao meio, escolha o lado que ficou mais "perfeito" e recorte. Isso vale para os moldes que você tira da internet. Existem alguns que não são simétricos também. 


Dessa forma o seu molde fica simétrico e seu trabalho impecável. Os dois lado com a mesma "medida".
Costumamos desenhar o molde no papel sulfite. Acontece que o sulfite é muito fino e usá-lo para riscar as peças do trabalho a ser feito, tanto no feltro como no tecido tecido não é agradável e nem funcional. É preciso de algum material mais firme. Muitas artesãs usam radiografias para isso. Mas nem sempre temos um plástiquito daqueles em casa. A autora usa divisórias de fichário. Essas divisórias são firmes e fáceis de achar em qualquer papelaria mundão a fora. Algumas divisórias são fáceis de riscar com lápis ou caneta. Mas outras não.  Pra isso, temos a caneta de escrever em CD's, aquelas permanentes.


Basta você colocar seu molde em cima da divisória e riscar em volta com a caneta e pronto!
Pra cortar o molde o ideal é usar tesouras sem ponta que crianças costumam usar. Com essas tesouras o molde não fica "picotado".

Riscando feltro

Antes de riscar o molde no feltro certifique-se que você está usando o lado mais "bonito". Se você reparar bem, um dos lados do seu feltro é mais liso e o outro é cheio de furinhos. Esse lado dos furinhos seria o avesso do seu feltro, é desse lado que você irá riscar. Lembrando disso, você terá um trabalho mais fofinho, terá um trabalho mais limpo esse que demorará mais para encher de bolinhas.


Trabalhando com tecido

Quando acrescentamos tecido no trabalho com feltro dá um charme todo especial. Mas para que o acabamento fique bom, precisamos fazer um simples procedimento, usar a termolina leitosa. Ela que deixa a trama do tecido no lugar certo sem desfiar. Mas temos que ter cuidado com a quantidade que usamos no risco. Paciência nessa hora é tudo. Use termolina pura mesmo (sem acrescentar água), isso porque a autora usa um pincel nº 0, agora de cerdas rígidas. Passe a termolina em cima do risco sem deixar ficar uma "linha" muito grossa de termolina. Se você fizer uma linha fininha, poderá casear o tecido com facilidade. Se passar termolina demais, terá uma dificuldade terrível para passar a agulha no tecido. Por isso, a paciência.

(Risque o tecido com lápis, pois se riscar a caneta, a termolina pode acabar manchando seu tecido.)
 Agora é só juntar o feltro e o tecido como na foto. Com o feltro entre as peças de tecido fica mais firme para casear e no fim, um acabamento melhor do que se você não tivesse usado o feltro. Junte as três peças alinhadas e alfinete para não sair do lugar.
Lembre-se de reservar uma tesoura para cortar apenas feltro e tecido. Se você usar a mesma tesoura para cortar papel e outros materiais do tipo a tesoura perderá o corte.

Bochechas rosadinhas


Faço as bochechas com blush. Use um pincel para aquarela, pois ele tem cerdas macias e flexíveis.   Vai "pintando" as bochechas para ficarem rosadas, como fazemos na hora de maquiar. Esse pincel é bacana porque não fica marca no feltro. Ele não tira fios do feltro e deixa o trabalho delicado.
Colas

A cola que a autora mais usa é a famosa e comum cola quente. Cuidado com a quantidade, se passar muito ela espalha e o acabamento perfeito vai para o beleléu. Use para colar cabeças nos corpos, etc;
Também a autora usa bastante cola universal para fazer os detalhes, por exemplo colar a fitinha no cabelo na bonequinha ai de cima. Mas ela serve para muito mais coisa, pois cola quase tudo. A autora usou para colar a sola de um tênis com ela e funcionou. Tome cuidado para não comprar as que tem um cheiro forte demais, pois fica difícil de usar se você estiver colando muitos detalhes, dá para ficar bêbado com o cheiro. 
Para colar tecido em mdf use a cola "Cascorez". Ótima.
Procure costurar o que dá e evitar usar a cola. Exemplo: Opte por costurar botões ao invés de colá-los, fica mais bonito.
Álbum 1--------------página Eu Amo Artesanato
===========================================================================
Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo,
Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas.
Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.
Filipenses 3:18-21--------------LEIA A BÍBLIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Wordpress Gadgets Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...