Foi pintada a moldura com PVA Branco, 4 ou 5 demãos, alise a peça com rolinho de espuma, o que deixa um acabamento impecável e sem marcas, se necessário dar mais uma demão pra finalizar. Para fazer o cenário a autora queria dividir em céu e terra, técnica que chamamos de Landscape, então optou por um azul e um verde suave, já que queria "grama" na parte inferior. Usou o Spray Colors Hortênsia Mate para fazer o céu, e para fazer aquele "nublado" à direita, apenas deu batidinhas com a esponja úmida; na parte inferior usou Spray Colors Pistache para compor a grama e deixou que as cores se mesclassem suavemente. Como o jato do spray se espalha a autora fez isso antes de finalizar a pintura da borda da moldura, então, só depois passou as demãos de branco que faltavam, ficando assim um acabamento perfeito e sem respingos.
Foi colocado no pratinho uma quantidade de PVA Ferrugem e acrescentado um pouquinho de Tinta Acrílica Special Colors Laca Vermelho,
Detalhes importantes para um bom stencil... posicionamento do molde vazado, retinho e bem fixado, você pode até fixar com fita crepe, mas ainda assim ele fica com aberturas por onde a tinta pode vazar, então nesse caso, foi recomendado pela autora o Stencil Fix, principalmente para quem não tem prática. Esse produto é um novo produto da True Colors que cola temporariamente o molde na superfície a ser aplicada, sem estragar o molde e sem comprometer a pintura da peça, ele fixa o stencil por inteiro e não deixa nenhuma frestinha por onde a tinta possa escorrer, é muito útil e funcional. Outro detalhe é a escolha do pincel, a autora usa os pincéis da Condor, da Linha Natural 462, que é um pincel específico para stencil e luz seca, uma espécie de brocha de cerdas arredondadas e duras. É necessário que seja um pincel assim porque se for um pincel macio, ao bater ele borra a tinta, e as cerdas se dobram.
O ponto é o principal, a informação primordial para um stencil bem feito e bem acabado e aqui está a resposta para as dúvidas :como evitar os borrados e o extra vazamento. Na parte de cima da foto, está a tinta pura, nela vocês vão molhar e carregar o pincel, em seguida vão esfregar esse pincel como está do lado direito, retirando todo o escesso, deixando o pincel apenas sujo. E na hora de fazer o stencil, o ponto ideal é como está mostrado à esquerda, aquele leve esfumaçado, o ponto correto é esse mesmo, apenas um sujinho, quase sem nada de tinta, o efeito deve ser praticamente seco. Sei que muitos já vão questionar que fica claro e transparente, e se quiserem um efeito bem fechado como faz? O segredo do stencil é justamente esse, saturação. Quanto mais fechado você quiser seu stencil, mais camadas você vai sobrepor, até chegar no tom desejado.
Stencil devidamente posicionado com Stencil Fix, pincel com pouca tinta, já esfumaçada como a autora explica acima. Bater sempre com o pincel na vertical, levemente inclinado, sempre dar as primeiras batidas no centro dos desenhos porque o pincel está com mais tinta, depois é só bater nas bordas com cuidado, vá alternando as batidas, para não formar linhas e faixas inteiras mostrando o movimento repetido das batidas.
Foi retirado o stencil prara poder ver a evolução do resultado, foi coberto mais do lado esquerdo, dá para ver que está mais forte. E foi deixado mais claro do lado direito, para entenderem a diferença de preenchimento da tinta. Agora é só continuar batendo e reposicionando o stencil à medida que for necessário.
Aqui a autora foi batendo no centro dos tijolinhos para diminuir a carga de tinta do pincel, em seguida com o pincel praticamente seco, só sujinho, voltou batendo as bordinhas e delimitando os tijolinhos, sem o risco de borrar.
creditos: mundocountry----taysrocha
Álbum 15----página Eu Amo Artesanato
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Disse Jesus: Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.
Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a Mim.Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes Eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.
João 15:17-19---------------------------LEIA A BÍBLIA
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