domingo, 20 de outubro de 2019

Boneca Waldorf com Molde e Passo a Passo

Para fazer a cabeça , usaremos lã penteada e lã de enchimento ( normal ou orgânica ). Esse tipo de preenchimento é necessário para modelar a cabeça e adicionar detalhes como o narizinho. O uso da lã permite que o formato da cabeça permaneça bem, podemos usar a técnica de feltragem e, além disso, fornece muitas propriedades extras: é natural, biodegradável, sustentável, durável, respirável, retardante de fogo ... Para a boneca grande, basta 100gr de recheio de lã.
Também precisamos de tecido de jersey 100% algodão em tons que imitam a pele .  Para a boneca grande, basta um quadrado de 60x60 cm.
Outro ponto importante é a lã para o cabelo . Normalmente, o bulcé mohair ou lã lisa são usados para criar cabelos e cabelos super realistas. Para uma juba longa, você precisará de cerca de 79 gr (para a boneca grande), enquanto para cabelos curtos será suficiente com metade. No meu caso, misturei dois tons de marrom para a crina e usei lã buclé para parecer ondulada. No tutorial, apresentarei outras alternativas.
Você também precisará do padrão . Eu fiz isso em dois tamanhos, a boneca waldorf grande tem cerca de 40 cm de altura e a boneca pequena tem cerca de 30 cm de altura .





 Primeiro fazemos uma bolinha com recheio de lã. 3 centímetros de diâmetro para a boneca pequena e 5 para a boneca grande.
 Corte um pedaço de lã cardada e penteada (mecha) de 20 ou 30 centímetros. Para cortar a lã, nunca usamos tesouras, usamos nossas próprias mãos. Nós os colocamos na área onde queremos "dividir" a lã e puxar em direções opostas. Usamos lã cardada para embrulhar a bola.
Cortamos pedaços e enrolamos a bola em todas as direções até medirmos 7 cm de diâmetro para a boneca pequena e 12 cm para a boneca grande.

Corte um quadrado de lã de enchimento grande o suficiente para enrolar a bola
 Enrole a bola com o quadrado de recheio de lã.
Corte 25 cm de tubo de curativo de algodão com 6 cm de largura.
 Fechamos no topo, amarrando fortemente um pedaço de barbante.
Vire o tubo de cabeça para baixo, para que o nó fique do lado de dentro.
 Enrolamos a bola de lã com o tubo de bandagem.
Amarre firmemente o fundo com um pedaço de barbante (o barbante marcará a posição do pescoço).
 Cubra toda a lã com o restante do tubo e feche-a na parte inferior. Assim, temos um pequeno torso sob a cabeça que moldará os ombros.

Cortamos um pedaço de barbante de 60 cm e o usamos para envolver a bola pela parte central, desenhando uma linha horizontal que divide a bola em duas metades iguais.
 Queremos fazer duas voltas com o barbante, para colocarmos a metade onde uma orelha iria, cruzaremos as extremidades do barbante no lugar da segunda orelha e retorná-las ao início, onde, apertando bastante, fazemos um par de nós muito fortes.

Temos que manter a cabeça com uma boa fenda horizontal, marcando metade da circunferência que fará o rosto.
 Fazemos o mesmo, mas verticalmente. Passaremos a linha na frente do pescoço (essa parte será a face).
Com linha e agulha, costuramos bem os pontos onde as linhas se cruzam. Queremos que eles estejam bem presos à cabeça.
 Deslizamos metade da linha horizontal que está cruzando o pescoço. Nós a carregamos até o pescoço. Podemos nos ajudar com uma agulha de crochê.
Dessa forma, o rosto é modelado enquanto o pescoço é arredondado.
 As cabeças estão prontas.
A adição do nariz é opcional e, ao trabalhar com lã, podemos torná-lo mais ou menos elaborado.
Fazemos uma bola com lã de enchimento e a prendemos a um pedaço de linha.
 Costuramos a bola de lã no centro do rosto, logo abaixo da linha horizontal.
Ajudamos um ao outro com a agulha para que ela se sinta bem. Simplesmente enfiamos a agulha repetidamente para que as fibras de lã do nariz se misturem com as da bola interna da cabeça. Se você é bom em feltragem, pode dar do jeito que quiser.
Antes de cortar o tecido para cobrir a cabeça, certifique-se de que o padrão seja grande o suficiente e permita que você enrole bem a cabeça.


 O tecido da camisa tem um certo grau de elasticidade, mas pode ser que sua cabeça seja maior ou menor e não faz mal ter certeza antes de cortar o tecido.

Corpo:

.Imprima e corte o padrão. Colocamo-lo no tecido de jersey 100% algodão.
 Se você usar alfinetes para segurar bem as peças do padrão e revisá-las com lápis, será mais fácil cortá-las.
Teremos 2 peças para o corpo (frente e verso), 4 para os braços e uma para a cabeça.
 Enfrentamos os lados bons (os lados onde vemos V's) e costuramos o lado ruim (onde você vê U's). A margem de costura é de 6 mm (1/4 de polegada); se você precisar de mais margem, lembre-se disso ao cortar as peças.
Antes de girar as peças para que as costuras fiquem na parte inferior, você pode fazer pequenos cortes na forma de um triângulo para minimizar as protuberâncias. Isso é importante nas curvas.
 Giramos as peças para que as costuras fiquem dentro.
Enchemos os braços e o corpo com enchimento de lã. Ajude-os com uma colher de pau ou pauzinho para preencher bem todos os cantos.
 Introduzimos a cabeça dentro da peça de camisa. Amarraremos o pescoço novamente com linha (como fizemos com o tubo de bandagem), mas desta vez fecharemos a parte superior costurando. Não se preocupe muito com as costuras, toda essa área será coberta com cabelos.
Nos vídeos você verá minhas costuras muito melhores.
A parte inferior será fechada, como fizemos com o tubo de atadura e, se você não tiver tecido suficiente, basta colocá-lo no tronco para que não enrole.
Agora é hora de costurar os braços no tronco antes de montar todo o corpo do pulso.

Com os braços bem cheios de lã, aplainaremos as aberturas deixando as costuras na parte central.
 Sobreporemos os dois braços pela parte de trás do tronco e, para que fiquem com uma forma bonita (como se quisessem abraçar), é importante costurá-los para que a costura do braço fique na parte central.
Temos que garantir que os dois braços tenham o mesmo comprimento. Se os colocarmos dentro do corpo, eles terão que chegar um pouco além de onde as pernas começam, para que fiquemos com uma figura proporcional.
 Quando temos certeza da posição dos braços, nós os costuramos fortemente na parte de trás do tronco.
Se você costurá-los "planos" (chanfrando o braço através das costuras), em vez de deixar a costura na parte central, eles ficarão mais caídos.
Para que você possa ver como juntar as diferentes partes, eu preparei este vídeo:


Para bordar, você precisará de uma agulha especial para fazer bonecas (uma normal não ajudará, porque você não poderá alcançar de um lado para o outro da cabeça).
Você pode usar linha de costura (4 fios ao mesmo tempo) ou linha de bordar / ponto de cruz.
O olho é formado por 5 linhas horizontais. O primeiro e o último (inferior e superior) são um pouco mais curtos que os três centrais para dar alguma forma. No vídeo, você verá claramente

Cabelo:

Para fazer uma cabelo, escolheremos a lã (bouclé de mohair, se quisermos ondulado, mohair ou qualquer outro tipo de lã, se quisermos que seja liso) e faremos 3 «tufos» de aproximadamente 50 cm de comprimento.


Ajudei-me com uma cadeira com um encosto de aprox. 25cm de largura Deixei os dois novelos de lã ainda no assento da cadeira e girei-o para que a lã o envolvesse. Quando eu tinha uma espessura de aprox. Parei 10cm e cortei em um só lugar para ficar com uma trava grande de 50cm de comprimento.

 Dividi-o em 3 tufos e coloquei-os em uma folha de papel. Os tufos não são muito grossos, eles têm uma espessura de 2 ou 3 fios.
 Eu usei a máquina de costura para fazer uma costura que marcará cada fio no meio. A folha de papel na parte inferior permitirá deslizar a lã pela máquina de costura sem problemas. Uma vez costurado, retire o papel sem medo, você terá os fios unidos pela parte central graças à costura.
No vídeo, você verá como costurar os três fios de cabelo para fazer uma boa crina.


Se você deseja fazer cabelos curtos, precisará apenas fazer um "chapéu" de malha. A lã Buclé é muito divertida (você vê na boneca pequena).

Ao tricotar o chapéu, não é necessário ser muito regular com os aumentos. A lã Buclé é muito irregular, permitindo que você improvise o quanto quiser.
 Para torná-lo mais irregular, você pode tricotar pontos muito mais soltos, deixando um pouco de lã "pendurada". Então você vai costurar o chapéu na cabeça e partir.
 A lã mohair pode ser feltrada. Se você usar lã de mohair lisa (sem bouclé) e depois de terminar o pente com uma escova farpada de plástico flexível, terá um efeito "recheado".
Existem muitas opções para cabelos. Expliquei o que me parece mais simples, mas eu o vinculo a mais alguns, caso eles sirvam de inspiração.



















Você também pode dar-lhes um pouco de cor na bochecha usando blush .
creditos: 3macarrons
Álbum 14----página Eu Amo Artesanato
=================================================================
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro(Jesus Cristo), tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Filipenses 4:8------------LEIA A BÍBLIA

9 comentários:

  1. O quao generosa vc eh. Gratidao por cpt seus conhecimentos. Lindissimo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada! Tudo muito bem explicado. Gracias!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pela generosidade e compartilhar sua riqueza de experiência e conhecimento.

    ResponderExcluir
  4. Depois dessa aula e só por ás mãos na massa ,tudo bem explicado.Obrigado pelo carinho de compartilhar tantas tecnicas

    ResponderExcluir
  5. Muito agradecida por passar assim tão perfeito. Vou fazer direitinho e sempre lembrar de você.

    ResponderExcluir
  6. Muito bem explicado aprendi muita coisa so nao entendi a parte do enchimento eu tenho fibra pra encher presiso ser lá? Como eu peço pra comprar

    ResponderExcluir
  7. Tutorial molto interessante e ben spiegato,grazie

    ResponderExcluir
  8. Obrigada por compartilhar. Estou feliz e maravilhada. Onde posso conseguir esse Jersey, paracrevestimento?

    ResponderExcluir

Blogger Wordpress Gadgets Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...