terça-feira, 26 de abril de 2016

Impermeabilizando o feltro

Diz a artesã do blog Timart artesanato ensinando como impermeabilizar feltro para facilitar os trabalhos

Faz um tempinho, vi em um grupo no face uma receita para impermeabilizar feltro, de maneira que o mesmo, depois de um tempo não faria bolinhas. E essa impermeabilização facilitaria o corte.


Resolvi fazer o teste, já que tinha um pote de termolina em casa.
Mas antes, vamos conhecer a termolina?
A termolina leitosa é um produto pronto, que serve para proteger costuras e bordados, evita desfiamentos, impermeabiliza papel, tecidos e isopor, além de endurecer o crochê. Após a secagem ela apresenta um acabamento incolor.
Ela é solúvel em água, fácil de remover de pinceis e bancada de trabalho e não resiste à muitas lavagens.
Inclusive ela pode ser substituída pela cola branca, pelo que vi na minha pesquisa pela internet.

A receita é a seguinte:
30 ml de termolina
30 ml de álcool (normal, aquele liquido)
300 ml de água

Mistura bem e depois é só aplicar no feltro usando um borrifador.

Essa receita deu bastante.. acho que até demais.
Como não tinha borrifador, coloquei em um potinho de perfume spray vazio, que além de ser prático, ainda deu um cheirinho mais gostoso.

Então você pode diminuir as quantidades:
10 ml de termolina
10 ml de álcool
100 ml de água
Feita a misturinha, lá fui eu testar no feltro. Algumas pessoas utilizam a mistura na peça pronta, para que o aparecimento de bolinhas demore mais para acontecer. Outras usam no feltro antes de fazer a peça, para facilitar no corte.

Bom, cortei um pedaço de cada cor de feltro que eu iria utilizar no próximo trabalho, borrifei até umedecer todo a peça e pendurei no varal, pelo cantinho, no sol para secar.
Depois de um tempinho fui conferir o resultado.

O feltro fica durinho, mas não perde muito a maciez de tecido.
Aqui vocês podem ver a diferença do feltro sem a termolina (bem maleável) e com a termolina (durinho).
 Antes- sem a termolina 
Depois-com a termolina 
Pensei: será que fica bom quando encher?

Fui testar óbvio!
Quanto ao corte, facilita muuuito na hora de cortar, principalmente peças pequenas, porque o feltro mais durinho não "desfia" tanto.
Na costura também foi sossegado, gostei bastante até.
E no enchimento, que era a minha preocupação, foi tranquilo também!

Imagina só fazer essas maçãs com 1,5cm sem essa misturinha?!
Ia dar muito mais trabalho com certeza!

Se você precisar usar a peça com a misturinha mágica e não tiver tempo para esperar secar ao sol, você pode passar à ferro.
Massss ATENÇÃO!
NUNCA! Eu disse NUNCA, use o ferro diretamente no feltro!!
Simplesmente porque ele vai derreter... grudar no ferro.. enfim.. Não faça isso!

Eu peguei uma capa de travesseiro, coloquei o feltro no meio e passei.
Esperando sair todo o vapor da misturinha.
Assim que termina de passar ele fica molinho, mas é só deixar ele quietinho esfriando que ele fica durinho.

Misturinha mais que aprovada!!!
creditos: timart
album: 23------pagina Eu Amo Artesanato
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Disse Jesus Cristo: Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus
Mateus 5:10--------------LEIA A BÍBLIA
------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Wordpress Gadgets Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...