domingo, 26 de outubro de 2014

Técnica para desidratar folhas para artesanato

Você precisará de duas placas de madeira resistentes à umidade, folhas de papelão ondulado normal, folhas de jornal, papel toalha, uma barra com rosca (barra rosqueada) que dividirá em quatro, com quatro porcas borboleta e arruelas.
O jornal auxilia na retirada da umidade das folhas e o papelão ondulado promove a ventilação entre as camadas, acelerando a desidratação. Eles poderão ser reaproveitados ainda algumas vezes, mas o ideal é trocar de tempos em tempos para não contaminar com mofo.
O primeiro passo é escolher as folhas na natureza. Selecione aquela que estiverem sem rasgos e sem furos causados por insetos. A dica para obter melhores resultados é retirar as folhas que ainda estão nas árvores.
Acomode as folhas escolhidas entre dois pedaços de papel toalha.
Prepare a prensa. Preste atenção que os suportes de papelão ficarão bem presos entre as barras de rosca das quatro bordas.
Organize a sua prensa começando com uma placa de madeira como base. Sobre ela encaixe: 
uma placa de papelão ondulado, 
uma folha dupla de jornal, 
o sanduíche de papel toalha com a sua folha natural. 
Monte a pilha até ter umas 10 camadas de folhas naturais.
Ao terminar encaixe a outra placa de madeira, coloque as arruelas nas barras e as porcas borboleta, que devem ser bem apertadas para garantir que as folhas fiquem achatadas.

Agora o segredo é guardar a sua prensa num lugar fresco e seco até que estejam desidratadas.
O tempo de desidratação vai depender do tamanho das suas folhas e do teor de umidade que elas ainda contiverem. Não deixem a prensa ao sol, pois o calor fará as folhas desbotarem também. E muito cuidado para que a prensa fique longe da umidade, pois o mofo acabaria com todo o seu trabalho.
Pra terminar, um alerta: cuidado com urtigas e heras venenosas ao circular em bosques atrás de belas folhas. Elas costumam ganhar lindas cores avermelhadas na época do outono, atraindo o seu olhar, mas são extremamente alérgicas. 
creditos:viladoartesao
Álbum 22--------------página Eu Amo Artesanato
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito(Jesus), para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus enviou o seu Filho(Jesus) ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele.
João 3:16-17--------------------------LEIA A BÍBLIA




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Wordpress Gadgets Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...