domingo, 27 de julho de 2014

Enfeite de porta Safari





  • Feltro, é claro, nas cores que você desejar;
  • Uma guirlanda de isopor 
  • Linhas nas cores do feltro usado
  • Plumante para encher os bichinhos, galhos e letras;
  • Manta acrílica para a base (não serve plumante);
  • tesoura; cola; cola quente; agulha;
  • aviamentos diversos (miçangas para os olhos, botõezinhos, fitas etc);
  • Uma argolinha de acrílico para pendurar o enfeite;
  • Molde de bichinhos (no Google Imagens tem de montão);
  • Mode de letrinhas 
  • Força de vontade e lá vamos nós.
Preparando a base:
A primeira coisa a fazer é preparar a base do enfeite. Para isso, recorte tiras com, aproximadamente 6cm de largura (o comprimento pode ser o mesmo do feltro ou da manta) de feltro verde e de manta acrílica. Passe um pouco de cola no isopor e vai encapando a guirlanda com as tiras de manta acrílica até que fique fofinho. Em seguida, cubra com as tiras de feltro verde. Vá enrolando cada tira na guirlanda e quando uma tira acaba, emende outra usando cola mesmo (procure deixar a emenda na parte inferior da guirlanda, meio escondidinha, mas você também pode fazê-las nas partes em que sabe que irá esconder com um bichinho ou com o caule do coqueiro, por exemplo).
Montando os bichinhos:
Copie e recorte cada parte do bichinho em papelão ou outro material rígido ( reaproveite embalagens de cereal ou outro produto que venha em caixinha). Passe o risco para o feltro duas vezes (cada lado deve ser o inverso do outro, para que as partes se encaixem na hora de montar), recorte e monte o bichinho. Corte todos os enfeites para depois costurá-los e, finalmente enchê-los com plumante. Isso feito, é hora de colocar os acabamentos (costurar os olhinhos de miçanga, colocar botõezinhos nas bochechas ou pintá-las com blush cor de rosa; pregar os lacinhos, etc).
Montando os coqueiros:
Da mesma forma que fez com os bichinhos, proceda com os coqueiros. Para ajudar, siga o molde abaixo. Para fazer os coquinhos, corte círculos com, aproximadamente 5 cm de diâmetro, costure a borda com alinhavo , coloque uma porção de plumante no meio do círculo e puxe a linha. Se precisar, coloque mais plumante até perceber que conseguiu dar forma ao coco. Você precisará de três bolinhas.
Fazendo o galho, folhas e flores:
Deixe para fazer o galho por último, depois que as letras do nome da criança estiverem prontas, para ter uma ideia do tamanho que o galho deverá ter. Risque em um papel dois traços paralelos com, aproximadamente, 6 cm de largura (o comprimento dependerá da quantidade de letras) e faça dois bicos em cada extremidade, dando forma ao galho. Passe o risco para o feltro marrom e proceda como foi feito com os bichinhos. Em seguida, recorte uma porção de folhinhas e flores (se for o caso). Arremate os bicos dos galhos com folhas, usando cola quente.
Experimente as letras, fixando-as no galho com alfinetes. Marque dois pontos por onde quer que o galho seja pendurado à guirlanda e coloque as alças feitas com dois pedaços de fita de cetim ou tafetá verde. Uma ponta de cada fita é fixada na guirlanda e a outra no galho, unindo-os. Cole sobre as fitas, mais uma porção de folhinhas (volte à foto do enfeite e veja como deve ficar). Se você quiser, pode deixar as fitas aparecendo, sem as folhas cobrindo. Também fica charmoso. Agora, basta fixar as letras definitivamente, com a ajuda da cola quente.
Montando o enfeite:
Agora vem a parte mais gostosa, que é montar o enfeite de fato. Antes de fixar definitivamente cada bichinho ou cada coqueiro, prenda-os com alfinetes para ter noção de como ficarão. Assim, se você não gostar do resultado, tem a chance de fazer as modificações necessárias. Quando encontrar a posição ideal, fixe-os com cola quente. Finalize, costurando uma argolinha de acrílico na parte de trás do enfeite que é por onde a  cliente irá pendurá-lo na porta. Está pronta sua guirlanda.





Dicas:
Se você não tem impressora ou não gosta de sair imprimindo coisas a torto e a direito, uma boa saída é copiar as letras diretamente da tela do computador. Claro, isso vai exigir de você um tiquinho de habilidade.
A luminosidade própria do monitor faz com que a tela do computador funcione como uma mesa de luz, ferramenta muito utilizada por desenhistas. Se você tiver um computador portátil, fica ainda mais fácil. Basta colocar uma folha de papel sobre a tela e sair copiando. A autora usa folha de sulfite mesmo. Mas, se você achar que não é transparente o suficiente, use papel vegetal. Para ajudar ainda mais, fixe a folha de papel no monitor com fita adesiva. Se o desenho estiver pequeno (ou grande) demais, aplique o zoom até deixá-lo no tamanho ideal.
Para que o corte saia impecável, sem picotes, utilize uma tesoura bem afiada e pequena, assim você terá maior domínio sobre o instrumento. Com relação à costura, quanto menores os pontinhos, mais bonito será o resultado. A linha utilizada também é um elemento importante. Sempre optar por trabalhar com linhas de pespontar (é possível encontrá-las em diversas cores). Use apenas um fio e na cor mais aproximada possível da cor do feltro (ou do tecido). Se você tiver dificuldade em encontrar a linha de pespontar, utilize linha de crochê (a mais fininha que você encontrar) ou meada (desfaça-a e use apenas dois fios). Isso, é claro, para o caso das letras. Dependendo da peça (especialmente do tamanho da peça), será melhor optar por fios mais grossos. Tudo é uma questão de proporção.
Se você estiver trabalhando com tecido de algodão, pode ter certeza de que assim que você recortar as letras, ele começará a desfiar, o que atrapalha bastante a costura, além de deixar o acabamento do trabalho bem feio. Para evitar que isso aconteça, passe uma mistura de termolina leitosa e água sobre o risco, antes mesmo de cortar as peças. Espere secar e recorte normalmente. Mas, atenção! não coloque termolina demais para que o tecido não fique duro e difícil de costurar. Usar uma razão de 1:2 (1 porção de termolina para duas de água). A termolina é um produto muito fácil de se encontrar. Há pessoas que utilizam uma mistura de cola branca e água e dizem que também funciona.
Encher e costurar letrinhas vazadas, como o A ou o B, pode ser uma tarefa não muito fácil para quem faz isso pela primeira vez. A dica é começar a unir as peças através da parte vazada, isto é, costure as letras de dentro para fora. Daí, basta ir colocando o enchimento aos pouquinhos e costurando as extremidades. Para que o enchimento fique bem arrumadinho e a letra fique perfeitinha, utilize o cabo de um pincel ou lápis para ir acomodando o plumante, à medida em que vai costurando. Costure um pedaço e encha, costure mais um pouquinho e encha….sempre arrumando o plumante para que o trabalho fique perfeito.

creditos: funnyamandita
Álbum 18----página Eu Amo Artesanato
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como Ele(Jesus) é justo.
Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus (Jesus)se manifestou: para desfazer as obras do diabo.
1 João 3:7-8---------------------LEIA A BÍBLIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Wordpress Gadgets Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...