sexta-feira, 11 de abril de 2014

Dicas de costura

Tecidos Transparentes 

 Costuras
É preciso esmerar-nos na confecção das costuras de tecidos transparentes e para isso existem algumas técnicas que são bastante simples, ao contrário do que se possa pensar.
Costura Simples: consiste em sobrepor as peças, direito com direito, coser e depois chulear as duas margens juntas (aprox. 0,50 cm-0,70 cm da costura e apará-las rente ao chuleado ou ponto ziguezague).

costura simples

Costura Tejana ou Inglesa: consiste em sobrepor as peças, direito com direito, coser e depois aparar uma das margens de costura com 0,50 cm de largura e dobrar a outra sobre esta, cobrindo-a. Pressionar/vincar com o ferro de engomar e depois pespontar rente à dobra (ver tutorial do Paco aqui)

costura tejana

Costura Dupla ou Costura Francesa (ou inglesa para muitas portuguesas): consiste em sobrepor as peças, avesso com avesso e coser a 1,00cm (o dobro da largura da costura desejada). Aparar as margens das costuras para 0,50 cm, dobrar para que as peças fiquem direito com direito e voltar a coser a 0,50 cm da margem (ficando exatamente onde queríamos a costura).

costura francesa

Costura com margens separadas: Consiste em sobrepor as peças, direito com direito e coser. Cortar as margens a 1,00 cm de largura, abrir as costuras com o ferro de engomar, dobrar as margens para dentro a 0,50 cm e pespontar junto da dobra.

costura con margens
creditos:osmeusprojectosdemoda
Costuras
Costura fechada
Esse é um dos tipos de costura mais comuns. Para fazê-la, primeiro costura-se as peças com a máquina reta e depois realiza-se o acabamento com overloque.

A costura fechada e a aberta estão entre alguns dos tipos de costura de roupas/ Acervo pessoal

Costura aberta
Nesse tipo de costura, primeiro overloca-se as peças e, depois, faz-se a união na máquina reta. Com a costura pronta, utilize o ferro de passar roupas para abrir as margens de costura, uma para cada lado. A costura aberta geralmente é encontrada em acabamentos de camisas femininas, peças de alfaiataria, costuras com detalhes e zíper.

Costura francesa
Essa costura tem um excelente acabamento quando aplicada em tecidos transparentes como chiffon, seda e organza. Também pode ser utilizada como solução quando não há o interesse de overlocar o tecido.

Para fazer esta costura, primeiro coloca-se as peças com o lado direito do tecido para fora e costura-os com a máquina reta, utilizando uma margem de 0,5 cm (Passo 01).



Depois, esta margem deve ser virada para dentro. Para dar um melhor acabamento à peça, é importante passá-la à ferro e costurá-la novamente utilizando uma margem de 0,5 cm, consumindo 1 cm de costura no total (Passo 02).

Nos tecidos citados anteriormente, a costura faz um efeito interessante, pois o tecido fica menos translucido, lembrando um viés. A costura francesa também pode ser usada para fazer a emenda de mangas em camisas femininas, assim quando a manga for arremangada o acabamento será limpo, sem costura de overloque aparecendo.

Como fazer Costura Francesa

Sobreponha os tecidos lado direito
sobre lado direito de maneira que o de cima
fique afastado 0,5 cm do de baixo e costure


Dobre 0,5 cm sobre a margem costurada
e passe a ferro


Tombe a costura deixando 0,5 cm para dentro
da costura e passe a ferro

Pesponte (faça costura reta aparente na peça)
a margem tombada
Essa costura ficará com dois pespontos ao lado direito
Pode-se fazer o mesmo invertendo-se a posição
inicial do tecido (avesso sobre avesso)
para que os dois pespontos fiquem no avesso


Direito


Avesso
----------------------------------------------------------------------------------------

Como fazer Costura Inglesa

Una o tecido lado avesso sobre lado avesso
costurando com costura reta (0,5 cm)


Refile (corte) as margens de costura
deixando-as com 3 mm


Tombe as margens de costura para
um dos lados e passe a ferro

Dobre as peças lado direito sobre lado direito
e costure pelo avesso com margem 
maior do que as das que foram cortadas
para que não apareçam pelo lado direito
creditos: costurandocomarte
Album: 31 ------ pagina Eu Amo Artesanato
------------------------------------------------------------------------------
Disse Jesus Cristo: Se guardardes os meus mandamentos(o que está escrito na Bíblia, no Novo Testamento), permanecereis no meu amor; do mesmo modo que Eu(Jesus Cristo) tenho guardado os mandamentos de meu Pai(Deus), e permaneço no seu amor.
João 15:10------------------------------LEIA A BÍBLIA
------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Wordpress Gadgets Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...