quinta-feira, 13 de março de 2014

Vidro

Para fazer vitrais e painéis coloridos, é preciso praticar cortando vidros em linhas retas e curvas, até ter habilidade e segurança para que o trabalho se torne simples.



O que é preciso

VIDRO DE 3 mm PARA PRATICAR
CORTADOR DE VIDROS, RÉGUA OU QUALQUER BORDA RETA,
ALICATE DE VIDRACEIRO (opcional),
ÓCULOS DE PROTEÇÃO LIXA PARA VIDRO OU PEDRA DE CARBURETO DE SILÍCIO.
Cortar vidros é mais fácil do que parece e requer poucas ferramentas. Mais que de força, é sobretudo uma questão de técnica. Sempre que cortar vidros observe as normas de segurança (veja na página seguinte) e mantenha as crianças longe do local de trabalho.
A ferramenta mais importante é o cortador de vidros. Evite os de mais de uma lâmina, pois são mais difíceis de manejar. Se pretende fazer muitos trabalhos de corte, recomenda-se comprar o de melhor qualidade possível. O cortador de vidros tem uma roda de aço frio que risca a superfície do vidro e, ao se exercer pressão no verso desse risco, o vidro parte-se no lugar desejado. Recomenda-se praticar com vidro transparente de 3 mm.

O VIDRO CORTADO É USADO EM: envidraçamento e vitrais coloridos para janelas • mosaicos.
As técnicas básicas necessárias para fazer vitrais são a destreza para cortar o vidro e a segurança para parti-lo.
Não é preciso ter medo de se cortar (quanto mais firme estiver manipulando o vidro, melhores resultados obterá no corte e na ruptura). Convém praticar primeiro com os cortes retos.
TIPOS DE VIDRO
Existem dois tipos diferentes de vidro. O primeiro é o feito à máquina, conhecido como vi-dro laminado, vendido em uma grande variedade de tons e texturas. Pode ser dividido em dois grupos: o vidro opali-no, que não é transparente e costuma ser empregado em iluminação. como nas lâmpa-das Tiffany, o outro é o vidro catedral, transparente e fabri-cado em diversas cores. Este tem um lado mais brilhante que o outro, devido ao proce-sso de fabricação.
O segundo tipo de vidro é o antigo, que se sopra com a boca. É um vidro irregular, com atraentes variações de cores. Se olhar através dele, observará pequenas bolhas de ar presas no interior. É muito mais caro que o vidro laminado. Também existe imitação de vidro antigo, feita à máquina.
1 - Pratique pegando o cortador até se sentir adaptado a ele. Mantenha-o na vertical e exerça pressão contínua sobre a superfície do vidro em sua direção, com a base do cortador paralela ao vidro.
2 - Use uma borda reta como guia. Segure o cortador com firmeza, risque o vidro, deslocando-o suavemente e reduzindo a pressão ao chegar ao final da linha de corte.
CORTADOR DE VIDROS
É preciso acostumar-se a segurar o cortador de vidros. Depois, exerça uma pressão contínua sobre o cortador, durante todo o tempo em que o desloca sobre o vidro, mantendo a base paralela ao vidro. A mola deve ser lubrificada com um óleo fino. Para cortar em linha reta, use uma borda reta como guia e, depois, parta o vidro riscado. Para as linhas curvas, trace o desenho e siga os traços do mesmo. Com a bola da extremidade do cortador de vidros,
dê pequenos golpes por baixo do risco. Isso fará com
que o vidro se parta ao longo do risco.

ALICATE DE VIDRACEIRO
Se tiver de cortar muito vidro, ou se
precisar de tiras, finas. Vale a pena
utilizar um alicate de vidraceiro
São acionados por mola
e ajudam a segurar
o vidro.


3 - Segure o vidro por uma das ex-tremidades, colocando os pole-gares de ambos os lados do risco e exerça pressão para cima com os dedos colocados debaixo de ambos os lados do risco.
4 - O vidro se partirá na linha, com um ruído seco.
Ao parti-lo, certifique-se de mantê-lo longe da superfície de trabalho.
Qualquer aspereza das bordas pode ser polida depois.
5 - Para cortar uma tira fina de vidro, faça um risco como antes. Segure o pedaço principal de vidro com uma das mãos e faça pressão com o alicate colocado do outro lado do risco.
Truques
Faça muitos cortes, para praticar, em pedaços de vidro barato e, de vez em quando, lubrifique a mola do cortador.
6 - Pressione o alicate de vidra-ceiro para baixo e ligeiramente para fora.
O vidro deve partir-se de forma limpa, como antes, pela linha previamente riscada.
Você vai precisar cortar em curvas, par afazer um painel de vidros coloridos. Para obter a figura desejada, trace o desenho num papel e coloque o papel debaixo do vidro, como guia, para conduzir o cortador de vidros.
COMO CORTAR EM LINHAS CURVAS
1 - Coloque adequadamente o vidro sobre o desenho. Como antes, risque a superfície seguin-do a curva com o cortador, mas em direção contrária a você, para não tampar o desenho com sua mão.
2 - Segure firmemente o vidro com uma das mãos e dê-lhe pequenos golpes por baixo, com a bola da extremidade do cortador. Comece por um lado e aumente a pressão ao ir avançando.
3 - Conforme avança ao longo do risco, verá como se vai desenvol-vendo o corte.
As duas peças se separam e uma cairá na superfície de trabalho, deixando uma suave curva.
ACABAMENTO DAS BORDAS
Lixe os cantos com uma lima para vidro ou uma pedra de carbureto de silício. Trabalhe em di-reção contrária a você, para evitar que os pedacinhos de vidro saltem em seu rosto. Com muito cuidado, lim-pe a superfície de trabalho com um pano macio e jogue-o fora.

4 - Se precisar polir ligeiramente alguma curva pronunciada, mor-disque cuidadosamente o canto com o alicate de vidraceiro, até obter a forma desejada.

creditos: euamobiscuit
Álbum 13----página Eu Amo Artesanato
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados.
Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra.
Tito 1:15-16-------------------------LEIA A BÍBLIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário