quinta-feira, 13 de março de 2014

Patchwork com máquina de costura

A forma mais rápida de unir os retalhos de um patchwork é com a máquina de costura. O método mais simples consiste em costurar triângulos para fazer desde delicadas bolsinhas até enormes colchas de cama.

O que é preciso
PAPEL QUADRICULADO, LÁPIS, RÉGUA DE METAL E ESQUADRO, LÁPIS DE COR, CARTOLINA, ESTILETE, TECIDO, GIZ DE ALFAIATE OU LÁPIS, TESOURA, ALFINETES, LINHA, MÁQUINA DE COSTURA E FERRO DE PASSAR.
O patchwork sempre serviu para transformar retalhos de tecidos em algo útil decorativo. Os retalhos (unidades básicas) podem ter diferentes formas. Aqui, mostramos uma maneira simples: cortar triângulos que, depois de costurados, formam retângulos em um animado conjunto. O tecido mais utilizado é o algodão, mas qualquer outro também serve. Porém. todos devem ter a mesma durabilidade e resistência, não convém misturar novos com velhos. Os tecidos devem ser lavados e engomados antes do trabalho começar. Tecidos mais antigos devem ser colocados contra a luz para se verificar seu real estado. Use o ferro de passar para colar uma entretela auto-adesiva nos tecidos mais finos.
Com este método simples, você pode costurar os triângulos para formar blocos. Antes de comprar o tecido, é preciso calcular o número de retalhos necessários.
Desenhe o padrão antes de fazer o molde que vai servir de guia para cortar os retalhos. Primeiro, costure algumas peças depois, forme blocos maiores. Una os retalhos evitando curvar as costuras.
COMO FAZER UM PADRÃO DE COSTURAS TRIANGULARES
1- Para fazer um padrão, desenhe um quadrado na medida desejada, sobre o papel quadriculado. Divida em quatro quadrados e trace diagonais para formar os triângulos.
2- Com lápis de cor, pinte as diferentes seções. Assim, fica fácil saber o número de retalhos e a quantidade de tecido necessários.
3- Desenhe um triângulo na cartolina. A 1 cm do contorno, desenhe outro maior. A linha do triângulo externo será a de corte, a do triângulo interno, a de costura.


4-
 Com o estilete e uma régua metálica, corte a linha do triângulo exterior. Depois, corte a linha do triângulo interior. Você vai obter o molde.
QUANTO TECIDO? 
Para cada tecido usado, conte quanto de retalho você vai precisar (considere a margem de tecido para costura). Faça um desenho, no papel quadriculado, na largura do tecido (um lado do retalho deve ser cortado no sentido do fio).
Divida o número total de retalhos pelo número de retalhos que caibam na largura. O resultado deve ser multiplicado pela comprimento da peça.


FERRAMENTAS: Um estilete com lâmina retrátil é muito útil. Trabalhe sobre uma tábua para cortar e use uma régua metálica.

COMO FAZER UM PADRÃO DE COSTURAS TRIANGULARES
Truques
Para guardar os retalhos em ordem, é só passar um fio de linha entre eles. Você pode prender as pontas do fio ou dar um nó grosso em cada ponta.
1- Coloque o molde sobre o avesso do tecido com um dos lados na direção do fio. Se o tecido for estampado. Ponha o molde sobre o lado direito do tecido para ver que parte deve ser cortada. Segure firmemente o molde e desenhe com um lápis ou caneta hidrográfica, os contornos exterior e interior do triângulo.
2-Marque com cuidado sobre o tecido todos os retalhos neces-sários para formar o desenho desejado.



3-Corte os retalhos seguindo a linha exterior.
1- Alinhave todos os retalhos e veja como vai uni-los. Costure-os, passo a passo, unindo os triângulos até que formem um quadrado, depois um retângulo, até formar um grande bloco. Prenda os retalhos com alfinetes no direito, coincidindo bem as bordas e as marcas da costura.
2- Costure sobre a linha para a costura e remova os alfinetes na medida que avançar. Apare as sobras e passe as costuras abertas. Quando unir um tecido escuro a outro claro. as bordas devem ser passadas dobradas do lado do tecido escuro.
3- Numa segunda fase, una os quadrados com alfinetes pela linha da costura, casando as peças com precisão. Retire os alfinetes à medida que for costurando.
4- Quando o segundo estágio estiver completo, passe a ferro. Para terminar um bloco, una-os ao redor de uma das bordas, use alfinetes ao longo da linha de costura.
Quando todas as peças estiverem unidas, verifique se as costuras estão casadas e passe a ferro.

creditos: euamobiscuit
Álbum 13----página Eu Amo Artesanato
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
E não há criatura alguma encoberta diante Dele(Deus); antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos Daquele(de Deus) com quem temos de tratar.
Hebreus 4:12-13---------------------------LEIA A BÍBLIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Wordpress Gadgets Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...