quinta-feira, 13 de março de 2014

O abc da pintura em tecido


Materias necessários para fibras naturais e sintéticas.Tintas, pincéis, tecido, bonequinha de esponja, mamadeira para tinta, fita crepe, espátula ou faca, azulejo, prato branco ou bandeja de isopor para pôr a tinta, papel carbono para tecido, papel de seda e vegetal, lápis, borracha, lápis nº 6, giz de cera, estêncil (molde vazado) cartolina, material de uma radiografia usada, cola permanente, papel-filme ou plástico transparente, tira-manchas (em base de azeite de pinho), verniz para bordejar (termolina leitosa), panos para limpar, avental, percevejos (ou tachinhas), alfinetes, lixa, tesoura, papel absorvente, caneta indelével, estilete, apontador, fita métrica, régua, toalha de papel rendadas, papel de embrulho, caneta fantasma (tipo de caneta cuja tinta desaparece com o tempo).
Tipos de tecidos
Distinguem-se três grupos, fibras naturais, sintéticas e sedas naturais. Cada grupo de tecido requer uma técnica diferente para trabalhar com tinta.
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COMO PREPARAR O PINCEL DE CERDAS DURAS
1 - Segurar o pincel com os dedos polegar e indicador e cortar em forma ovalada.
2- Segurar o pincel recortado e apertar a parte larga da cerda sobre uma lixa grossa nº 150, para ir gastando e afinando as pontas do pincel.
3 - Verificar o estado do pincel, depois de cortar e lixar.
Tintas

Se bem se trabalha geralmente com tinta para tecido, podem ser aproveitadas outras alternativas como acrílicos, óleos, aquarelas, etc. O mercado oferece tintas nacionais e importadas. Entre os acrílicos podem se conseguir um médium especial que pode ser utilizada em tecido. As cores para tecido são miscíveis entre si, solúveis em água e necessitam, alguma delas, ser fixadas com ferro. Além disso existe uma base transparente que tem diferentes utilidades.
BASES DE APOIO
Para pintar é necessário ter o tecido bem estirado. Isto se consegue com uma base rígida, que pode ser de papelão, de isopor ou de fórmica (tipo duratex).
Aqui explicamos como preparar a base tipo duratex e como estirar o tecido.
Utilize uma base de, aproximadamente, 40 x 50 cm de cor branca.
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1 - Com um pincel aplicar uma capa fina de cola permanente. Esta cola é um adesivo que pode der usado em vários trabalhos. Antes de usar, deixar arejando durante 30 minutos.
2 - Depois de decalcado o desenho, colocar o tecido e colar bem estirado para que não tenha nenhuma prega.
3 - Quando terminado o trabalho, retirar o tecido pintado e pôr o plástico sobre a base com cola para proteger e poder usar novamente.
TÉCNICAS PARA PINTAR
• Tradicional
• Carga dupla
(em tecidos claros e escuros)
• Com tinta para tecido
( acrílicos, óleos, aquarelas)
• Com estendedor
• Imitação Richelieu
• Imitação ponto de cruz
• Imitação bordado com
pintura em relevo
• Com fundos de cor
• Tinta nanquim
• Estilo ingênuo
• Realismo
• Estêncil (molde vazado)
• Folhas naturais
• Carimbos, (de borracha, de, vidro com parafusos, com verduras)
• Porcelanizado sobre tecidos comuns ou transparentes
• Batik (com cera, com anilina ou craquelado)
4 - Quando a base já foi usada várias vezes, pode retirar a sujeira e a tinta lavando-a com uma esponjinha, água e sabão. Depois se deixa secar e passa-se cola novamente.
A SEDA, UM CAPÍTULO DISTINTO
A pintura em seda merece um tratamento especial. Suas particularidades determinam o uso de materiais e técnicas específicas.
Origem da pintura em seda
Supõe-se que tem mais de 3.500 anos de antiguidade e teve origem nas ilhas da Indonésia.
Ao princípio, pintava-se em seda natural, mas os progressos industriais permitem que hoje possamos substituir por sedas de menor preço e de boa qualidade. Além do prazer de pintar sobre um material tão agradável aos sentidos, também se devem ter em conta suas variadas possibilidades de aplicações. É muito bem aproveitada pelos desenhistas gráficos especializados na área têxtil. Eles utilizam a seda para a criação de modelos e cores que depois serão industrializados.
Também é um toque de distinção especialmente em belas artes ou para fazer parte da decoração de interiores. E, lógico, tem um papel fundamental no mundo da moda.


Materias
Além da variedade de tintas e pincéis são necessários:
• Bastidor
• Isopor
• Aplicador de Guta
• Paleta
• Fita dupla face
• Secador de cabelo
• Papel vegetal
• Alcool
• Guta incolor e de cores Técnicas de pintura
• Sal
• Guta
• Álcool
• Parafina
• Cera de abelhas
• Úmido sobre úmido
•. Aquarela
• Método direto
• Lacerado
• Impressionista
• Craquelado ou falso batik
• Fundo tratado
Além do mais podem ser combinadas várias técnicas entre si.
Variedades
Cada tecido apresenta diferente qualidade de queda, brilho e textura. As sedas vêm em diferentes grossuras e também combinam com diferentes porcentagens de fibras sintética. Entre a grande variedade que apresenta o mercado, podemos diferenciar as seguintes: pongê de seda, seda lavada, crepe de seda, organdi, voile natural propriamente dita, etc.
Lavagem e secagem da seda
A lavagem é muito importante porque serve para eliminar a goma da seda. Por outro lado, também é necessário passar cuidadosamente para que, no momento de pintar, não se formem marcas impossíveis de eliminar.

Tintas
Conhecidas como aquarelas e não são as mesmas que são utilizadas para tecido. São translucidas e, quando aplicadas ficam integradas ao tecido. As aquarelas podem ser misturadas entre si e são solúveis em água. Existem dois grupos: as que são fixadas com calor e as que se fixam a vapor. Geralmente as primeiras são as que mais se utilizam. Podem ser compradas nas livrarias artísticas.
ESTIRADO DA SEDARealiza-se com um bastidor. No mercado podem se conseguir diferentes modelos, alguns fixos e outros reguláveis (extensíveis de acordo à medida necessária). Para estirar pode se usar fita dupla face ou percevejos.

PASSO A PASSO
1 - Encaixar os lados do bastidor e bater com um martelo para que fique bem firme.2 - Cortar um pedaço de fita dupla face de acordo à medida do bastidor. Colocar sobre o bastidor e retirar a fita que fica em cima. Repetir a tarefa com os três lados que faltam.3 - Apoiar a seda, de um lado, sobre a fita. Em seguida colar o lado oposto. Fazer o mesmo com os dois lados que faltam estirando muito bem a seda. Caso contrário, descolar e estirar novamente.
Acessórios complementares
Há elementos e ferramentas que facilitam a tarefa e servem para conseguir efeitos muito originais.
Mamadeira de demarcação
É um frasco plástico com ponta que serve para aplicar a tinta e permite delinear os desenhos que vão pintados.
Canetas indeléveis
Podem se conseguir em várias cores, servem para desenhar certos tipos de pêlos, assinar os trabalhos e delinear.
Seringas descartáveis
São utilizadas em algumas técnicas como a pintura de estilo chinês. Podem-se conseguir linhas muito finas e delineados diferentes aos da mamadeira.
Secador de cabelo
É fundamental para acelerar a secagem à medida que vamos pintando.
Ferro elétrico
é indispensável para fixar a tinta depois de terminado o trabalho. Existem aquarelas que são fixadas exclusivamente ao vapor. 
Lavagem dos Pincéis
O bom estado dos pincéis é um tema muito importante. Ao terminar um trabalho devem ser cumpridos todos os passos necessários para guardá-los em perfeito estado.
1 - Molhar o pincel e esfregá-lo por uma barra de sabão branco. 2 - Segurar as cerdas entre os dedos e esfregar suavimente para retirar todos os restos de tinta acumulada. 3 - Enxaguar com água limpa.
Recipientes
É imprescindível ter sempre á mão recipientes de água limpa para poder enxaguar os pincéis à medida que pintamos. Os frascos vazios , por outro lado, servem para guardar restos de tintas já preparada. Sobretudo se tem em conta que, para pintar superfícies grandes, tem que preparar a cor, toda de uma vez, para evitar diferenças de tonalidade.
Bases de apoio 
São de fabricação simples e fundamentais para trabalhar com modalidade. Explicamos como armá-las:

Base de isopor 
1 - Cortar um retângulo de isopor (30x40 cm de espessura)
2 - Apoiar sobre ele algumas folhas de jornal tratando de se forme uma superficie lisa, sem pregas nem orla.
3 - Recobrir com um tecido de algodão de cor clara e estirá-la muito bem. Costurar as beiradas, e trocar quando esteja manchada de tinta.

Base de papelão
Forrar um recorte de papelão com papel de embrulho branco. Fixá-lo com alfinetes ou fita crepe.

Base para técnica porcelanizada
1- Dispor de um retângulo de isopor (2cm de espessura) de acordo com a medida do desenho que vai trabalhar.
2- Forrar com papel embrulho ou padaria.
3- Apoiar a folha do desenho e protegê-la cobrindo-a com plástico transparente.
Apoiá-la e sustentar com alfinetes.


Algumas das técnicas mais importantes

TÉCNICA "PINCEL" OU TRADIONAL
É realizado com pincel cujo tipo de cerdas dependerá do tecido escolhido. Partindo de uma cor de base à que, ainda úmida, agrega-se uma cor mais clara ou mais escura, no caso de que se trata de luzes ou de sombra. Deve-se trabalhar com pequenos movimentos circulares do pincel e esfumando nas áreas determinadas.



TÉCNICA IMITAÇÃO BORDADO RICHELIEU
Pode ser realizado de duas maneiras.
Com molde vazado ou com aplicador: Prepara-se o molde vazado com um desenho especial para Richelieu e estampa-se com tinta comum ou de relevo. Depois do estampado recortam-se as áreas correspondentes que ficarão unidas pelos festões. Com aplicador e tinta para relevo em bisnaga, coloca-se diretamente marcando todas as bordas do desenho, e depois se realiza o recorte do tecido.

TÉCNICA PORCELANIZADA
Caracteriza -se por ter o fundo pintado com alguma cor predominante no desenho, que pode estar matizada com outras cores Nesta técnica é fundamental o uso da cor branca, que é o que definirá o volume e a luminosidade da pintura. Esta técnica pode ,ser aplicada a tecidos comuns ou transparentes.


• NA TÉCNICA PORCELANIZADA É CONVENIENTE TER À MÃO UM RECIPIENTE COM ÁGUA LIMPA E PAPEL ABSORVENTE PARA RETIRAR O EXCEDENTE DE ÁGUA OU TINTA.
• É IMPORTANTE FIXARA TINTA PASSANDO O TECIDO PELO AVESSO, COBERTO
COM UM PAPEL BRANCO OU UM PANO PARA PROTEGÊ-LO.

Seda: Truques e segredos




Manter a natural distinção da seda requer prestar atenção a poucos embora fundamentais requisitos.
Os bons trabalhos se conseguem respeitando até os mínimos detalhes.

Estiramento do tecido em bastidor com percevejos Passos a seguir:
1- Fixar a seda com percevejos em um dos lados do bastidor.
2- Fazer a mesma coisa com o lado perpendicular ao primeiro. Completar os quatro lados.
Para conseguir um estiramento perfeito, procurar que os percevejos estejam à mesma distância um do outro.

ANTES DE USAR NOVAMENTE OS PERCEVEJOS. TENHA O CUIDADO DE VER SE NÃO TÊM RESTOS DE TINTA PARA NÃO SUJARA SEDA NOVA. PARA LIMPÁ-LOS, BASTA SUBMERGI-LOS EM UMA SOLUÇÃO DE ÁGUA E ÁLCOOL.

Como guardar a seda antes de pintar. 

Aconselhamos enrolar e guardar em tubos de papelão. Desta maneira evitará que se dobre e que de formem rugas que enfraquecem os filamentos e provoquem rugas permanentes.
Não se deve enrolar em plásticos já que as fibras naturais de ressecam e deterioram.
O plástico não permite que respirem.

Fórmula exata

QUANDO SE MISTURAM AS TINTAS OU ADICIONA ÁGUA. DEVERÁ ANOTAR SEMPRE A MEDIDA DE CADA UMA DELAS PARA PODER PREPARAR, SE NECESSITAR MAIS QUANTIDADE EM PROPORÇÕES EXATAS.

Decalque do desenho:

Para decalcar o desenho, deverá colocá-lo atrás do bastidor que tem a seda estirada, fixá-lo com alguns pedacinhos de fita crepe e transferir o desenho com uma caneta fantasma. A tinta deste marcador desaparece em algumas horas, e se deseja apagar no momento, só terá que passar água.

A guta: um material indispensável


É um material parecido à borracha. É obtido de uma espécie híbrida da árvore "Palaquium”: que de cultiva na Malásia, Borneo e Sumatra. Para obter a guta é extraída da árvore uma substância leitosa, semelhante ao coágulo do látex:, que depois de refinado pode der aplicado na ,seda. Seu principal objetivo é controlar a distribuição da tinta. As linhas da guta penetram no tecido impermeabilizando-os e formando assim uma delicada barreira de controle. Antigamente, a guta somente era encontrada transparente e era necessário misturar com tinta de xilografia para dar-lhe cor. Atualmente pode der comprada em várias cores, inclusive metalizada.
Como passar a guta corretamente

1 - Limpar a ponta do aplicador para evitar que, ao começar o traçado tenha uma gota grande do material.
2 - Colocar o aplicador em direção oblíqua e deslizá-lo sem pressionar a ponta, de maneira constante.
3 - Evitar que se formem gotas grandes.
4 - Evitar estirar o tecido depois de ter aplicado a guta, para que a mesma não ,se quebre e permita a filtração da tinta (aquarela).
Como retirar a guta depois de terminado o trabalho 

Quando já acabou de pintar deixar secar aproximadamente 48 hs, fixar com o ferro pelo avesso e pôr um papel branco para que não fique pegado. Submergir o trabalho em água com sabão e retirar a guta. Prestar atenção ao tipo de guta que compra porque há algumas que são solúveis em água e outras em solventes.
Dosificadores de guta
Existem diferentes modelos de passadores de guta. Nas lojas podem ser encontradas diferentes pontas e dosificadores. Também pode ser passada com um cone de papel. Esta é a forma de armá-lo:
1 - Com o papel parafinado formar um cone sustentá-lo com fita crepe.
2 - Encher a guta e aplicar.

Como solucionar filtrações de tinta
Passos a seguir: 1 - Localizar o lugar da filtração. 2 - Colocar guta na área identificada. 3 - Molhas a mancha com água e enxugar com cotonete até que se apague.
Conselhos especiais para a guta

• Não deixar um pouquinho de guta em um frasco por mais de dois dias, porque ficará dura.
• Encher o dosificador até 3/4 de sua capacidade para que seja mais fácil passar a guta.
• Deixar secar muito bem a guta antes de pintar. Evitar os ambientes abafados e calorosos.
• Guardá-la em temperatura ambiente. Não congelar nem guardar em uma temperatura superior a 40º.
• Se no momento de usar estiver muito líquida, deixar o frasco destampado para que se torne mais espessa.

Constatação
Para saber se a guta está passada corretamente, olhar contraluz ou com um abajur atrás do desenho.
Constatar que haja penetrado e que os ângulos do desenho estejam fechados para evitar filtrações.
Tinta para criar relevos (puff)
Vendem-se em frascos e bisnagas com bico aplicador. São utilizados com pincel ou estêncil (molde vazado). Expandem-se (incham) com ferro ou secador de cabelo. Podem der encontrados em todas as cores e também transparente, para misturar com a cor que deseje utilizar.
Passos a seguir utilizando o pincel:
1- Transferir o desenho depois de esticar bem o tecido. Respeitar a direção do desenho para pintar com pincel de cerda. Deixar secar de um dia para o outro.
2- Passar ferro pelo avesso, sobre um tecido macio. Ter em conta a temperatura do ferro de acordo ao tecido que utilize.
3- O relevo obtido dependerá da quantidade de tinta utilizada.
Verniz para bordejar (termolina leitosa) 

Utiliza-se para passar na beirada do tecido para não desfiar. É transparente, permite um acabamento que muitas vezes substitui a costura e é resistente ao lavado freqüen-te.

Como se utiliza:
1 - Depois de pintado a borda do desenho, aplicar o verniz para bordejar (termolina leitosa) dos dois lados do tecido (pela frente e por trás do desenho) Utilizar pincel.
2 - Deixar secar e recortar.
Estêncil - Podem, ser simples e compostos (também chamados moldes vazados). Conseguem-se preparados, mas também podem ser feitos com:
Radiografias que não sirvam mais:lavá-las com água sanitária para desbotar e retirar por completo a cor. Recortá -las com "cutter” , estilete ou qualquer outro instrumento de corte afiado.
Cartolina de ilustração: tem um lado brilhoso e não deve ser utilizado para uso prolongado.
Cartolina resistente: aconselhável para o uso prolongado e trabalhos grandes. Fotocópia às quais são aderidas papel auto-adesivo transparente.
PVC cristal: ideal para uso prolongado.
• Para facilitar o deslizamento do "cutter" é aconselhável cortar o molde vazado sobre um vidro ou azulejo.
• Quando se usa o molde vazado, convém pôr folhas de papel embaixo do tecido para facilitar a absorção da tinta.
• Pincelar o molde vazado com cola permanente para aderilo ao tecido. Outra opção é usar "rolinhos" de fita crepe. Deve estar bem seguro para evitar que se mova ao passar a esponja.
• Quando se termina de utilizar o molde vazado, limpar com um tecido úmido, deixar secar e pôr papel entre cada um deles, para protegê-los.

A seda, atenções especiais
A COR BRANCA EM AQUARELAS PARA SEDA.
Pode ser adquirida no comércio, porém não é muito utilizada porque a própria seda dá luminosidade. Esta tonalidade é útil para corrigir erros, mas deve ser tido em conta que perderá a sua transparência, que é o maior encanto da pintura em seda.

Diferentes efeitos com o sal

De acordo à grossura do sal que utilizamos, podemos conseguir diferentes efeitos.



sal pode ser fino ou grosso (utilizadas para cozinhar). Em algumas livrarias artísticas podem se conseguir sal especial para técnicas em seda.

Outros métodos de reserva para pintar
Além dos já mencionados, podem se utilizar também outros elementos para pintar em seda.

Reserva com cera: aplica-se com pincel e permite cobrir grandes áreas. Dá uma proporção diferente ao desenho, especialmente se deseja realizar superposição de cores
Bastidores de bordado
Os bastidores que
são utilizados
para bordar
também
podem servir
para estirar
a seda e
depois
pintar.
O único
inconveniente é
que não venham
em tamanhos grandes.


Como fazer extensões quando o tecido é menor do que o bastidor.

Quando isso acontece podemos fazer extensões com tiras de tecido, que sustentaremos na seda com alfinetes e no bastidor, com percevejos. é uma forma de não ter que comprar bastidores de todos os tamanhos.
Reserva com cera de abelha
é um material de reserva, mais elástico e flexível, e não se quebra.
Reserva com parafina:
é frágil e se quebra com facilidade. Serve para realizar o falso Batik.
Problemas com a guta
• QUE NÃO DESLIZE BEM POR ESTAR ESPESSA.
• QUE AS LINHAS ESTEJAM QUEBRADAS E NÃO CUMPRA A SUA FINALIDADE.
• QUE AS LINHAS SEJAM MUITO FININHAS E NÃO SIRVAM DE BARREIRA PARA CONTER A TINTA.
• QUE SEJA MUITO LÍQUIDA E OCORRAM VAZAMENTOS.
creditos: euamobiscuit
Álbum 13----página Eu Amo Artesanato
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Mas eles (os apóstolos)calaram-se; porque pelo caminho tinham disputado entre si qual era o maior.
E Ele(Jesus), assentando-se, chamou os doze(apóstolos), e disse-lhes: Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro(último) de todos e o servo de todos.
E, lançando mão de um menino, pô-lo no meio deles e, tomando-o nos Seus braços, disse-lhes:
Qualquer que receber um destes meninos em Meu Nome, a Mim me recebe; e qualquer que a Mim(Jesus) me receber, recebe, não a Mim(Jesus), mas ao que me enviou(Deus).
Marcos 9:34-37----------------------LEIA A BÍBLIA

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