segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Ideias para festas


Danoninho ou Petit Suisse

pacote de suco tang ou clight (foi usado pela autora as duas marcas e deram certo) sabor morango
1 lata de leite condensado
2 latas de creme de leite
Junte no liquidificador o leite condensado e o creme de leite. Vá despejando aos poucos o suco em pó até que você perceba que está ficando cremoso. Depois de pronto é só colocar em um recipiente de sua preferência e colocar na geladeira.

Brigadeiro
1 lata de leite condensado
1 colher margarina
chocolate em pó e nutella
Docinho  de coco
1 lata de leite condensado
1 colher margarina
coco ralado
Docinho de coco queimado
1 lata de leite condensado
1 colher margarina
coco ralado queimado
Docinho de leite Ninho – Passo a passo

Receita

1 lata de leite ninho
a mesma medida, menos 3 dedos de açúcar refinado
leite de coco até soltar das mãos, mais ou menos 100ml
Corante alimentício em gel

Observação: a autora usou o leite de coco light. Ele é bem menos oleoso, dá o ponto mais fácil e deixa a massa mais saudável.
Use o corante em gel. Se usar o líquido, a receita fica muito mole. 
Atenção: Açúcar refinado não é a mesma coisa que açúcar impalpável. O açúcar impalpável contém maisena!
Preparando a massa
Separe todos os ingredientes e recipientes que irá utilizar, inclusive as forminhas dos docinhos.


Coloque o leite ninho numa vasilha e encha a lata até faltar 3 dedos para completar, com açúcar refinado.
Dica: para fazer açúcar refinado, basta bater bem o açúcar cristal no liquidificador e peneirar depois.
Acrescente o açúcar ao leite e despeje 100ml de leite de coco. Apenas 100ml. Metade da caixinha ou do vidrinho. Prefira o light, pois deixa a massa menos gordurosa.



Misture a massa com as mãos bem limpas. No começo a sensação é de que nunca obteremos o ponto desejado. Mas não desista. Vá modelando a massa em pequenas porções. Fica mais fácil. Para facilitar, lave as mãos várias vezes durante o procedimento, usando água filtrada. E manipule a massa com as mãos ainda úmidas. Isso evitará que a massa “peça” mais leite de coco. O ponto certo é quando ela estiver macia e brilhosa como na segunda foto, abaixo. A massa fica macia, soltando da mão, sem ficar oleosa.
Dependendo do lugar em que você more, e conforme o clima da sua região (quente ou frio, seco ou úmido), a massa poderá “solicitar” um pouco menos de leite de coco ou de açúcar e leite em pó. A regra é essa: massa mole, mais leite em pó e açúcar, massa seca, mais leite de coco.
Em lugares em que não existe o leite Ninho, é possível substituí-lo por outro leite usado na alimentação infantil, desde que seu sabor seja igualmente adocicado.



Para tingir a massa, separe-a em pequenas porções. Ministre o corante com um palito de dentes. Basta um pouquinho e sua massa já estará tingida. Vá testando até obter a tonalidade desejada. Tinja as cores que desejar e reserve-as em potes fechados, até a hora da modelagem.


Dica preciosa: a menos que você seja uma exceção entre as mães, e tenha tempo livre de sobra, pode um dia precisar fazer a massa em etapas. Se desejar adiantar o trabalho, por exemplo, à noite, depois que as crianças foram dormir, e prosseguir no dia seguinte, depois que elas tiverem ido à escola, pode preparar a massa com antecedência e guardá-la no refrigerador, em recipiente fechado, sem tingir.
Se fizer isso, vai notar que a massa estará mais dura de modelar. Para resolver o problema, basta levá-la ao microondas por alguns segundos (de 5 a 10), ela voltará à temperatura e consistência normais.
Depois de tingidas as porções, o próximo passo é modelar os docinhos. Aí começa a verdadeira brincadeira e o trabalho artístico propriamente dito.
Modelando um caracol
Dependendo do que você vai modelar, precisará de duas ou mais cores de massa. O caracol é bem fácil de modelar. Para deixar os docinhos mais ou menos do mesmo tamanho, eu dividi a massa verde em 20 porções iguais e fiz o mesmo com a massa rosa.
Dica: Antes de tingir a massa, eu fiz um caracol com massa ao natural e vi de que tamanho ficaria cada parte (o corpo e o caracol). Tingi a massa, seguindo as proporções. No caso, a massa rosa ficou em maior quantidade. Não precisar ficar neurótica, afinal, nada feito a mão fica exatamente igual.


Para o corpo do caracol. Modele uma coxinha com as mãos, e vá afinando aos poucos uma das extremidades, até virar uma minhoquinha com cabeça maior. Achate levemente o meio do corpinho, para dar sustentabilidade ao bichinho quando ele receber a casinha.

Para modelar a casa do caracol, faça uma minhoca e enrosque, simples!
Junte a casinha do caracol ao corpo e pressione levemente.

Para fazer olhinhos e boca, use um palito de dentes com a ponta molhada em corante preto. Eu fiz apenas um para fotografar, pois vou desenhar os rostinhos quando descongelá-los, para evitar que manchem.



Se você optar por congelar esses docinhos, poderá fazê-lo até três meses antes da festa. Envolva-os nas rendinhas que serão usadas nas forminhas de docinhos, para evitar que grudem uns nos outros.
A autora costuma congelá-los em depósitos plásticos rasos, do tipo apropriado para guardar frios (queijo e presunto), ocupa pouco espaço no freezer. Depois do depósito bem cheio, esvazie o ar, fechando bem. Envolva-o com filme plástico, dando várias voltas.

docinho_de_leite_ninho 031 
ATENÇÂO: Para serem descongelados, os docinhos devem permanecer no mesmo recipiente, fechados por 3 a 4 horas, em temperatura ambiente, só então devem ser abertos, ou viram uma meleca só. Depois de descongelados, não podem ser novamente congelados!
Minhas dicas para uma modelagem rápida e eficiente são: use sempre o leite em pó instantâneo, açúcar de confeiteiro e corantes, só em gel.


Modelando uma borboleta
Siga os mesmos passos anteriores. Tinja a massa, separe as porções a serem utilizadas, divida equitativamente as porções, para que os docinhos fiquem mais ou menos do mesmo tamanho.
Aqui, a artesã usou massa amarela, rosa e laranja.
Faça várias bolinhas, para fazer as cabecinhas das borboletas. (Note pela foto que eu forrei um filme plástico sobre a mesa de granito. Se fizer o mesmo, cuidado para não misturar partes do plástico à sua massa, ao cortá-la e manipulá-la sobre ele!).

Para fazer as asas, estique a massa rosa. use cortadores de biscoito, em formato de coração. E com o lado sem serra de uma faca, corte as pontas do coração. Una as duas metades.

Para fazer o corpinho, faça pequenas minhocas e grude-as sobre as asas. Se quiser enfeitar mais, faça pequenas bolinhas coloridas e coloque-as sobre as pontas de cada asa. O rostinho será desenhado depois que os doces forem descongelados.
Modelando passarinhos
Para fazer os passarinhos, a autora modelou coxinhas para o corpinho e afinei levemente a calda, esfregando as mãos.

Depois de colocá-lo sobre a mesa, com o polegar, achate levemente o corpinho
Para fazer as asas do pássaro, estire a massa amarela e use um cortador em formato de folha. Coloque a “folha” sobre o corpinho do pássaro e pressione levemente para ela aderir.
Dica: a massa adere pelo contato, não precisa passar água nem cola de açúcar.

Fazendo o bico. Com a massa laranja, modele minúsculos triângulos. Faça a bolinha e afine-a com os dedos, como na foto. Grude o bico ao passarinho.


Para fazer os olhinhos, amassa bolinhas minúsculas na cor desejada.


Modelando flores

Estire a massa, e corte-a usando um cortador em formato de flor. Para fazer as folhinhas, siga as mesmas recomendações e use cortador de folha.

Para fazer os miolos, faça minúsculas bolinhas e achate-as levemente no centro das flores.

Monte as florezinhas sobre os plásticos e congele seguindo as recomendações anteriores.
Foto do depósito devidamente plastificado.
Renderam 60 florezinhas com folhinhas.
creditos: blogfeitoamao
=================================================================

pap docinhos 037 

-Faça uma bolinha marrom para a cabeça.
-Faça 2 bolinhas para as orelhas e 1 uma pouco maior para o focinho e achate (em um tom um pouco mais claro)
-Cole as pecinhas na cabeça.
-Com as estecas (ou palitinho, faquinha), marque o focinho.
-Fala uma bolinha preta para o nariz e cole.
-Com o corante em gel branco e preto, pinte os olhinhos.
pap docinhos 014pap docinhos 015 
pap docinhos 017pap docinhos 018 
pap docinhos 019pap docinhos 022 
pap docinhos 030pap docinhos 032 



Dica preciosa: 
a menos que você seja uma exceção entre as mães, e tenha tempo livre de sobra, pode um dia precisar fazer a massa em etapas. Se desejar adiantar o trabalho, por exemplo, à noite, depois que as crianças foram dormir, e prosseguir no dia seguinte, depois que elas tiverem ido à escola, pode preparar a massa com antecedência e guardá-la no refrigerador, em recipiente fechado, sem tingir.
Se fizer isso, vai notar que a massa estará mais dura de modelar. Para resolver o problema, basta levá-la ao microondas por alguns segundos (de 5 a 10), ela voltará à temperatura e consistência normais.
Depois de tingidas as porções, o próximo passo é modelar os docinhos.


Doce leite em pó

2 xícaras de açúcar refinado( menos)
1 1/5 e meia xícaras de leite integral em pó
50 ml de leite de coco
Açúcar refinado e cravos-da-índia para enfeitar



Misture bem o açúcar com o leite em pó
Aos poucos, acrescente o leite de coco e amasse até a massa atingir o ponto de ser enrolada
Forme bolinhas, passe-as no açúcar e enfeite com o cravo-da-índia

Docinho de leite em pó com leite condensado 


  • 1 lata ou 1 pacote de leite em pó (400 g)
  • 150 g de açúcar de confeiteiro
  • 1 caixa ou lata de leite condensado
  • 4 colheres (sopa) de leite de coco
  • 1 pacotinho de coco ralado

  1. Coloque todos os ingredientes em uma vasilha e misture até que se forme uma massa homogênea (sove bem)
  2. Ela fica um pouco pegajosa
  3. Depois da massa pronta, coloque na geladeira um pouco por cerca de 1 hora
  4. Retire da geladeira, enrole e decore com granulado colorido
  5. Depois eles vão endurecer
=================================================================

Docinho de Leite Ninho


Basta misturar:
1 xícara de leite em pó e meia lata (ou caixinha) de leite condensado. Vai virar uma mistura meio pegajosa, aí é só ir adicionando açúcar de confeiteiro (aquele fininho) até dar ponto (vai mais ou menos 1/2 xícara). Não se preocupem que não fica doce demais.
Dá para fazer com o açúcar refinado no lugar do açúcar de confeiteiro, mas a textura do docinho feito com o açúcar de confeiteiro é bem melhor. O ponto da massa é quando ela desgruda das mãos e fica feito uma massa de modelar. Aí é só enrolar e passar no açúcar (a artesã gosta de usar o refinado mesmo para esta etapa).
Você pode fazer esses docinhos com 2 dias de antecedência da data em que for servir, mas guarde em caixa tampada para não ressecar (em local seco e fresco). Ele dura no total até 7 dias mas vai ressecando com o tempo, então quanto mais fresquinho, melhor.
creditos: panelaterapia



Bicho de pé 



Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 1 colher de sopa de aroma de morango, 1 colher de manteiga e 1 colher de sopa de anilina rosa.(Pode usar 1 colher de bebida láctea em pó sabor morango no lugar do aroma e anilina)
Modo de preparo: Coloque em uma panela todos os ingredientes e leve ao fogo médio, mexa sem parar, até que comece a desprender do fundo da panela. mesmo ponto de brigadeiro. Retire do fogo e coloque em um prato untado com manteiga e deixe esfriar, depois faça bolinhas e passe no açúcar de confeiteiro e coloque em forminhas. dica: Você pode substituir o açúcar confeiteiro por açúcar colorido.




Surpresa de uva


 

Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 1 colher de manteiga, açúcar confeiteiro ou cristal e anilina verde e uvas verdes, corte e deixe com uma parte que liga ao cabinho pra não ficar molhada com o liquido da uva.
Modo de preparo: Coloque os ingredientes em uma panela e leve ao fogo. E o mesmo processo do bicho de pé (receita anterior) Depois de frio envolva as uvas com a massa e passe no açúcar de confeiteiro e coloque nas forminhas.




Ossinhos de suspiros, ou faz no formato de suspiro
 


Ingredientes:
4 claras
250g de açúcar refinado
essência de baunilha ou raspinhas de limão a gosto
Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga ou tapetinhos de silicone (silpat) e reserve.
Prepare um saco de confeitar com um bico perlê grande e apóie dentro de um copo alto.
Bata na batedeira as claras em neve, até obter picos firmes. Acrescente o açúcar aos pouquinhos, sem parar de bater, até ficar bem firme e brilhante. Junte a baunilha ou as raspinhas de limão e misture bem. Passe a massa do suspiro para o saco de confeitar e faça os ossinhos (ou pingue bolinhas) nas assadeiras preparadas.
 


Coloque as assadeiras no forno e ligue na temperatura mínima (deixei o meu a 100°C), e coloque uma colher de pau na porta para que ela fique entreaberta. Deixe secar por 1h30 a duas horas, checando de vez em quando para ver se não está dourando.
Desligue o forno e deixe os suspiros esfriarem lá dentro completamente. Guarde em pote com tampa por até 3 dias.


Receita de Tortinha de Limão no copinho
IMG_2711 


Ingredientes:
200g de biscoito maisena
100g de manteiga derretida
2 latas de leite condensado
Suco de 2 limões
Modo de fazer:
Triture os biscoitos no liquidificador e peneire para que não ficasse nenhum pedaço. Derreta a manteiga e junte o biscoito triturado, mexendo sempre até tostar a farofa.
Arrume a farofa de biscoitos até a metade dos copinhos.

 

Bata no liquidificador o leite condensado e o suco de limão até que a mistura encorpore (uns 5 minutos, mais ou menos) e complete os copinhos.
Rendimento: 20 copinhos

Pirulito de brigadeiro
maria_clara_8anos 049 


maria_clara_8anos 017

Faça um brigadeiro mole com:
2 latas de leite condensado
6 colheres de sopa de chocolate em pó (não use o achocolatado)
1 colher de sopa cheia de margarina

Espere esfriar um pouco e recheie as bolachas, de duas em duas, colocando um palito de picolé entre elas.


Para a cobertura:
1 barra de Chocolate meio-amargo fracionado
Chocolate granulado


Depois de rechear todas as bolachas, derreta 1 barra de chocolate meio amargo em banho-maria (pode usar a cobertura fracionada, que dispensa choque térmico). A autora usou a marca Harold, cujo sabor é mais parecido com o chocolate de verdade.
Banhe as bolachas no chocolate, segurando-as pelo palito. Bata na borda da panela para retirar o excesso de chocolate, polvilhe o pirulito com chocolate granulado e arrume-os enfileirados em papel manteiga, para esfriar.
Se quiser, depois enfeite com florzinhas feitas com pasta americana. Para colar as flores, basta pingar um pouco de chocolate.




para embalar:
palitos de picolé
sacos transparentes 10x15cm
fita para amarrar
Depois de frios, ensaque e amarre. Conserve em isopor até a festa. Podem ser feitos, no máximo, com sete dias de antecedência, para se conservarem crocantes.


Variações:
Recheio: leite condensado com coco ralado, doce de leite, doce de leite com amendoim, brigadeiro branco etc.
Cobertura: chocolate ao leite, chocolate meio-amargo, chocolate branco.
Granulados: coloridos, em formato de corações, de trevo etc. Ou sem granulado, com acabamento e decoração em pasta americana.


creditos: ideiaschadebebe
Album: 31 ------ pagina Eu Amo Artesanato
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pois tu, Senhor(Deus), és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para todos os que te invocam.(se você tiver algum problema, clame a Deus em Nome de Jesus Cristo, e Deus ouvirá a sua oração)
 Salmos 86:5-----------LEIA A BÍBLIA
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Wordpress Gadgets Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...