segunda-feira, 6 de março de 2017

Guirlanda passo a passo














creditos: diasdecorações

======================================================================
Outra guirlanda

Materiais necessários: 

Um pedaço de papelão um pouco maior do que a guirlanda que você pretende criar (não jogue fora as caixas que você tem aí na sua casa, elas serão aproveitadas!)
- Dois tecidos que combinem (você pode usar apenas um tipo de tecido ou feltro também, vai do gosto do freguês!)
- Um pedaço de feltro para a parte de trás da guirlanda
- Manta acrílica para deixar a peça fofinha na parte de trás
- Fibra siliconada para rechear a parte da frente
- Tesoura
- Compasso
- Termolina leitosa
- Um pincel
- Agulha e linha para casear
- Um pedacinho de fio encerado (ou uma argolinha, fita de cetim, enfim, o que preferir)


Criação:

Com a ajuda do compasso risque no papelão o tamanho do círculo que você quer que sua guirlanda tenha. Não tem compasso? Então pegue aí uma bacia, tigela, prato, o que tiver, uma maior e uma menor, no tamanho que fique proporcional.  =)
Risque e recorte, dentro e fora. Na parte de dentro recortei com a tesoura mesmo, é só fazer um furo no centro, colocar a tesoura e recortar, sem segredo. 
Essa será a base da guirlanda, o que faz ela ficar durinha.
Lembrando que a minha eu fiz com 35cm de circunferência e 7,5cm entre o círculo maior e o menor.
Agora é a vez da manta acrílica, ela vai deixar nossa guirlanda fofinha na parte debaixo. Recorte com a ajuda do círculo de papelão (coloque o papelão por cima da manta e recorte o contorno).
Agora vamos riscar e recortar a parte de trás da nossa guirlanda. Como ela fica encostada na porta não tem muita necessidade de você mesclar tecidos ou coisa assim. Eu prefiro utilizar uma única cor de feltro que combine com a peça.
Coloque o círculo de papelão sobre o lado avesso do feltro e risque meio centímetro maior de cada lado. Ele precisa ser maior para podermos unir todas as partes, rechear e costurar sem problemas.Vá medindo com a régua e fazendo pontinhos, depois ligue os pontos e recorte. 
Chegou a vez dos tecidos! Para facilitar a vida, pegue aquele círculo que você acabou de recortar no feltro, dobre ao meio (pois queremos mesclar dois tecidos na parte da frente da guirlanda) e risque no lado avesso dos tecidos escolhidos. 
Importante: risque um centímetro maior em cada extremidade (ali no risco onde a ponta da tesoura aponta na segunda foto) para podermos fazer a junção dos dois tecidos com um acabamento perfeito.

Agora Termolina neles! Com os dois tecidos riscadinhos, aplique a termolina leitosa com um pincel no risco de cada um. Deixe secar naturalmente ou acelere o processo com o secador.
A termolina faz com que o tecido não desfie quando recortamos.
Secou? Então pode recortar sem medo
Una as duas partes do tecido pelas extremidades. Eu dobro as pontinhas, passo com o ferro e prendo com alfinete para poder costurar.

Chegou a hora de montar e costurar! Para isso vamos unir as partes fazendo um sanduíche. A ordem é a seguinte:
- círculo de feltro
- manta acrílica
- papelão
- círculo de tecido
PS. entre o papelão e o tecido é que você preencherá com a fibra siliconada mais adiante.



Antes de alfinetar a guirlanda montada, costure as junções dos tecidos. Uso o pondo de X que dá um efeito bem lindinho na peça.
Agora sim! Alfinete a guirlanda montada para facilitar a costura. Não esqueça de fixar também com um alfinete o fio encerado ou o que você escolheu para poder pendurar a guirlanda.
Comece a casear pelo círculo interno, eu acho mais fácil. Caseada a parte de dentro, bóra para o círculo externo. Não é tão fácil de segurar o sanduíche na hora de casear, acho que é aí que mora a grande dificuldade da maioria. Mas vá com calma, costure mantendo os pontinhos num mesmo tamanho para a peça não ficar torta. Caseie um pouquinho, preencha o miolo com a fibra siliconada e assim adiante toda vida! 
Após casear e preencher com a fibra sua guirlanda estará prontinha! Lembrando que quanto mais fibra você colocar mais gordinha e firme ela ficará. Agora é só colocar a criatividade em ação e decorá-la com o que você preferir.
creditos: mamaearteira
===============================================

Vamos criar dois moldes. O primeiro círculo com 30 cm, é o que vocês irão utilizar para riscar os recheios da guirlanda. O outro molde, o círculo de 31 cm, um pouquinho maior, vocês irão riscar os tecidos e feltros.

A imagem abaixo é ilustrativa, apenas servirá de guia de medidas para vocês confeccionarem os seus moldes.
Os meus moldes eu recortei em um papel cartão. O ideal é que seja um material mais firme para facilitar o risco, mas vocês podem utilizar o material que desejarem.
Com o molde da circunferência de 30 cm, risquem e recortem:

01 vez no papelão (eu utilizo caixas que pego no supermercado)

02 vezes na manta acrílica R2

01 vez na manta acrílica grossa de 2 cm de espessura

A dica que a artesã dá já nessa primeira etapa para a guirlanda ficar bem redondinha, é recortar com precisão e no mesmo tamanho todos os círculos. Procurem deixa-los o mais redondinho e certinho possível.
Tudo recortado! Agora vamos montar o recheio. Passem cola de silicone líquida no papelão.
Por cima colem o círculo de manta grossa, tomando o cuidado de centraliza-los muito bem.
Feito isso, vamos colar as duas camadas de manta R2 também com a cola de silicone líquida, uma por cima da manta grossa e a outra por baixo do papelão.
Pronto, esse será o nosso recheio. Mas esperem, tem mais uma dica, pegue lá seu ferro de passar! Pode parecer bobeira, mas ele ajuda e muito a deixar tudo no seu devido lugar, sem ondulações na manta e etc. (não esqueça de deixar no modo a vapor, ou colocar um paninho por cima para não grudar).
Escolham os tecidos e feltros que irão utilizar. Supondo que vocês escolheram dois tecidos diferentes para a frente da guirlanda, vamos começar pelo risco.

Utilizando o molde da circunferência maior, dobrem ao meio e risquem: metade em um tecido e outra metade no segundo tecido.

Agora atenção, espiem na foto, o final do molde é onde vocês estão vendo o traço pontilhado. Porém, para podermos fazer a junção com a costura dos dois tecidos precisamos de mais um pedacinho, então vocês devem medir e riscar mais 1 cm de cada lado.
Riscados os dois tecidos, peguem lá suas termolinas leitosas, e com a ajuda de um pincel ou um cotonete mesmo, passem em todo o risco dos tecidos (não há necessidade de passar naquele traço pontilhado, pois é lá que vamos costurar) e deixem secar.
Secou bem? Hora de recortar! Daí vai mais uma dica, recortem com todo cuidado do mundo para manter o círculo bem certinho. Pode parecer exagero da minha parte, mas não é, se o risco do recorte ficar torto o mínimo que for, garanto que vai aparecer depois da base caseada.

Depois de recortadas, vamos unir as duas partes. Se vocês mediram certinho aquele 1 cm, as partes encaixam perfeitamente e daí é só unir direito com direito do tecido e alfinetar.

Feito isso é só passar a costura naquela linha tracejada, lembram? Eu faço minha costura a mão, utilizando o ponto alinhavo bem miudinho. Mas vocês podem utilizar a máquina de costura sem problemas.

Unidas as duas partes é hora de acertar a costura e passar, passar muuuito bem os tecidos. 

No verso da guirlanda foi utilizado dois tons de feltro também. Como os tecidos são bem distintos foi preciso casear cada metade com uma cor de linha. Se fosse usado um círculo de uma única cor o acabamento ficaria feio. Mas no caso de uma guirlanda com um só tecido, ou tecidos com o fundo parecido, onde vocês possam utilizar a mesma tonalidade de linha, o círculo de feltro atrás da guirlanda pode ser único.

 Para formar as partes que irão “encapar” o nosso recheio vocês terão de ter (lembrando que todas essas partes devem ser feitas com o molde do círculo maior): um círculo dos tecidos (que será a frente da guirlanda), um círculo de feltro branco (ele faz fundo para nossos tecidos, deixando-os com uma cor mais bonita além de nos ajudar no caseado) e por último um círculo das duas partes de feltro (que será o verso da guirlanda).

Centralize bem todos os círculos, ajeite todos os cantinhos e alfinete perto do círculo interno. Tudo precisa estar alinhado para o tecido não repuxar, ou ficar torto. Essa parte é trabalhosa, merece toda dedicação.

Depois de tudo alfinetado, é só casear o círculo interno. Nas guirlandas, é muito importante não apertar os pontos e manter o tamanho e a distância entre eles, pontos tortos e apertados resultam em guirlandas tortas ou com a bordinha toda enrugadinha.

Quanto ao tipo de linha, eu utilizo apenas um fio de linha normal de costura. Como as partes se encaixam bem e não iremos colocar fibra por dentro da guirlanda, não existe a necessidade de ser uma linha mais reforçada. Um só fio de linha trás um acabamento muito mais delicado na peça.

Caseado o miolo, agora vamos pegar o recheio que confeccionamos lá no início, encaixe o mesmo entre os tecidos de acordo com a imagem abaixo, ou seja, a sequência será: tecido, feltro branco, recheio e o feltro do verso da guirlanda.

Com a ajuda do ferro de passar, vá acertando o tecido no recheio. Aqui a paciência também entra em jogo, tenha calma, parece que nunca que esse tecido todo embolado vai ficar retinho, mas ele fica!


Antes de alfinetar a guirlanda para casear não podemos esquecer da alça que irá servir para pendurá-la. Eu utilizo uma faixa de tecido, mas vocês podem utilizar o que desejarem, uma fita, uma argolinha, etc. O modo de fixar será basicamente o mesmo. Ela será fixada no verso da guirlanda na última camada do recheio.

Tomem o cuidado de centralizar a faixa, para isso eu primeiro alfineto e penduro para ver se está certinho. Estando no lugar ideal, fixo com um pouquinho de cola quente nas duas pontinhas.

Faixinha no lugar, agora é alfinetar toda a guirlanda perto da borda externa com muito amor e carinho. Alfinetado? Peguem novamente o ferro, e dê mais uma acertadinha no tecido, ele é nosso aliado para a guirlanda ficar assim lisinha.

Agora é só ir costurando, lembrando de não apertar os pontos, manter tamanho e distância e colocar todo o seu coração nessa etapa.

Uma dica, coloquem a guirlanda nessa posição no colo, vão segurando as bordinhas e caseando. 

Vai fechando...

Vai fechando...




creditos: mamaearteira
Álbum 11----página Eu Amo Artesanato
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Disseram então os apóstolos ao Senhor(Jesus Cristo): Acrescenta-nos a fé.
E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria.
Lucas 17:5,6-------------LEIA A BÍBLIA

12 comentários:

  1. Muito lindo o trabalho e bem explicado amem

    ResponderExcluir
  2. Muito bem explicado, belíssimas peças, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Amei o passo a passo e as dicas,era o que eu estava precisando para aprender a confeccionar uma guirlanda,grata!

    ResponderExcluir
  4. lindas! amo guirlandas obrigada gratidão

    ResponderExcluir
  5. Gracias por compartir ...es un bello trabajo

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua explicação,ficou muito linda.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado pela dica, parabéns vc explicou muito bem. Precisamos de alternativas pois as guirlandas de sipo estão muito caras.

    ResponderExcluir
  8. Nossa parabéns explica muito bem.

    ResponderExcluir

Blogger Wordpress Gadgets Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...