sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Tutorial Mohair Skin

Você vai precisar de:
– Um que seja grande o suficiente para cobrir o couro cabeludo de sua Blythe, o que comprei tinha 26,5cm x 8,5cm;
– Cola permanente, eu usei Adesivo Universal para Artesanato, da Pegamil. Super Bonder também serve, mas recomendo a FlexGel;
– Uma tesoura afiada para cortar o mohair;
– Um escalpo de borracha de Blythe, original ou aqueles da Coolcat.




 Para começar, tire a medida da circunferência frontal do escalpo careca. A artesã usou um original da Blythe (os da Coolcat costumam ser maiores). O meu deu cerca de 11cm de ponta a ponta, mas a artesã deixou 11,5cm pra não faltar na hora de colar.
 Transfira a medida para a parte de trás do couro do mohair e risque com uma caneta ou lápis.
 Depois de riscar, você vai virar o couro ao contrário, para partir o cabelo no local indicado pelo risco, assim você não corre o risco de cortar preciosos fios sem querer.

Corte o couro com a tesoura tomando muito cuidado. Assim você perde apenas o mínimo possível de fios de mohair no processo.
 Com o pedaço que você acabou de cortar, você vai riscar novamente no couro, cerca de 1,2cm das laterais.
 Também vai marcar o meio.
 Na marcação do meio você vai fazer um pequeno corte, que vai ultrapassar apenas um pouco os outros riscos que você faz nas laterais.
 Vai ficar assim:
 Depois você vai colar cada uma dessas quatro abas nas beiradas do couro viradas para dentro , conforme as fotos abaixo.



 O resultado vai ser um “caminho” no couro entre os fios de cabelo, como mostrado abaixo. Reserve esse pedaço enquanto a cola seca nele.
 Agora você vai pegar o outro pedaço de mohair e vai marcar duas tiras com cerca de 4cm cada uma.

 Vire o mohair ao contrário, parta o cabelo para os lados retirando os fios do rumo da linha de corte e recorte as duas tiras com a tesoura.
Não precisam ficar 100% certinhas e do mesmo tamanho. Vai sobrar um quadrado de mohair ainda, guarde ele, pois não vamos usá-lo mais.
 Depois disso você vai traçar semi circunferências na parte superior de cada tira, onde o final das linhas deve terminar mais ou menos na metade do couro (cerca de 2cm).
 Corte com a tesoura nas linhas arredondadas.
 Você vai obter dois pedaços assim.
 Agora vem a aplicação propriamente dita. Cada pedacinho desse vai ser colado em uma das laterais do escalpo careca da Blythe.
Passe um pouco de cola no couro e pressione em um dos lados do escalpo, com a parte arredondada virada para cima (no caso, o “cima” é o topo da cabeça).
Vá adicionando cola nas bordas e pressionando, até tudo ficar perfeitamente aderido e nenhum pedaço do couro ficar descolado. Como a superfície do escalpo é arredondada, você vai precisar ficar ajustando até tudo colar direitinho.
 O resultado vai ser esse.
 Depois disso, vire o escalpo de boca pra cima, onde você vai ver as rebarbas do couro saindo pra fora das bordas. Use a tesoura para cortar e acertar o couro com a beirada (e cuidado pra não cortar as abas do escalpo).

 Você vai repetir todo esse processo de colagem do outro lado do escalpo. O resultado vai ser algo assim, dois tufos de cabelo nas laterais e um “caminho liso” no meio deles.
 Já estamos quase terminando. Agora você vai pegar aquele pedaço de mohair que você dobrou/colou as laterais e estava reservado.
Segure o cabelo do mohair para trás (você pode prender com um elástico se preferir) para não grudar no processo de colagem. Posicione o couro em cima do escalpo de forma que as parte lisas de ambas as superfícies fiquem em contato. São elas que serão coladas uma na outra.
Você vai passar bastante cola nesse vão entre os dois tufos de cabelo do escalpo e vai pressionar o couro em cima. Comece pela frente e vá apertando até tudo ficar bem colado e aderido. Adicione mais cola em alguns pontos se você achar que tem necessidade.
 Quando chegar na parte de trás, é bem possível que fique uma rebarba, porque eu tinha colocado a medida a mais. Depois de tudo bem colado, venha com a tesoura e corte o que estiver sobrando do couro pra fora do escalpo.
 Depois do cabelo pronto e colado, você vai recolocar esse escalpo de volta no domo da Blythe e montar a boneca normalmente. O resultado vai ser um cabelo de mohair assim:
Aí fica a seu critério o jeito de arrumar e prender o novo cabelo, de acordo com a personalidade da sua boneca.
No mais, espero que o passo-a-passo tenha ajudado um pouco quem tem dúvidas de como colocar esse tipo de mohair em sua Blythe. Lembrando que toda técnica pode ser adaptada e melhorada caso você necessite.
creditos: weloveblythe
album:9----------------pagina Eu Amo Artesanato
====================================================================
Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus
Hebreus 9:24------------------LEIA A BÍBLIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Wordpress Gadgets Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...