terça-feira, 9 de junho de 2015

Como pintar um móvel de madeira

Para qualquer pintura ficar minimamente decente, a superfície deve ser lisa, então pouco importa se o móvel é novo, velho, se tem tinta ou não, precisa lixar com vontade, até ficar lisinho, lisinho. O MDF é mais prático porque já tem a superfície perfeitamente lisa, ainda assim nos locais de corte ele precisa ser lixado, porque fica cheio de rebarbas, mesmo que minúsculas. 
O que você vai precisar:
1. Massa para Madeira.
 2. Lixa de duas espessuras, mais grossa e mais fina (n. 100 e 150).
3. Pincéis. A autora usa os bem macios, são mais caros, mas o acabamento é perfeito.
4. Rolinhos. Compre logo vários, porque eles estragam fácil.
5. Tintas. A autora usa tinta esmalte sintética, a pior, a mais chata, mas a com o melhor acabamento! Fica lindo! Existe o esmalte a base de água, é bem mais simples de trabalhar, mas o acabamento não é tão perfeito.  Não esqueça o solvente se for usar esmalte sintético!

Se você está restaurando um móvel antigo é preciso lixá-lo por completo antes de pintá-lo. Isso garante acabamento perfeito e durabilidade da nova pintura. 
Use a lixa mais grossa, depois a fina
Mesmo móveis em MDF cru, naturalmente lisinhos, precisam ser lixados, porque o corte deixa rebarbas.
Depois de lixar bem é preciso preencher as pequenas imperfeições com massa e uma espátula. Preencha com cuidado e espalhe bem. Depois de seca a massa (o tempo varia, observe o rótulo) é hora de lixar mais uma vez com lixa fina. 
Emassado e lixado, está pronto para a pintura.

A autora usa tinta esmalte sintética, daquela que é diluída com solvente. É chata de usar, precisa diluir um pouco (verifique a proporção no rótulo) e deve ser aplicada com muita paciência e capricho, mas o resultado compensa. Existe o esmalte a base de água também, mas ela acha o acabamento do outro mais bonito. O pior de tudo é o cheiro!
Existem três possibilidades de acabamento do esmalte: fosco, acetinado e brilhante.
Você pode usar tinta acrílica ou pva se preferir, são mais fáceis de pintar e não têm cheiro forte (recomendo para quem mora em apartamento). A desvantagem? São menos duráveis e o acabamento é inferior. O esmalte protege a madeira como nenhuma outra (inclusive contra água) e o móvel pode ser limpo com esponja e sabão, fica perfeito por anos a fio.

Para um acabamento perfeito existe apenas um segredo: paciência.
Autora usa pratinhos descartáveis para pintar, acha mais fácil e barato. Depois joga fora, porque a tinta gruda e não sai mais.
Coloque um pouco de tinta no prato, dilua com o solvente, encoste o rolinho na tinta, para não  encharcar o rolinho, para que ele absorva uma PEQUENA quantidade de tinta. Agora, no mesmo prato (ou em outro se preferir) role várias vezes o rolinho, como se estivesse pintando, para que absorva a tinta por igual.
Para o acabamento ficar absolutamente perfeito, as camadas de tinta devem ser MUITO FINAS e perfeitas. Passe o rolinho na peça com firmeza, mas sem apertar, em todas as direções, sempre espalhando muito bem a tinta. A primeira camada fica assim, praticamente transparente.

E se não tiver paciência e pintar camadas grossas? Além do acabamento ficar horroroso, é bem provável que formem bolhas na pintura, que vão descascar mais dia, menos dia. Sem falar que qualquer batidinha vai arranhar a pintura e descascar. Ou seja, tempo perdido.


A tinta deve estar completamente seca para uma nova camada. No esmalte sintético comum isso demora umas 8 horas em um dia de tempo bom. Mas existe um esmalte a base de água da Suvinil (isto não é um publi editorial) que seca em 4 horas e o acabamento é muito bom.
Para ficar perfeito são necessárias 4 ou 5 mãos de tinta. Portanto demora. A autora diz que a paciência é o único requisito? Este armarinho já está com 4 e acho que falta mais uma para fechar bem. Existem cores mais pigmentadas, outras menos. As cores da Sulvinil fecham mais fácil, em compensação o que está no mostruário é sempre MAIS CLARO do que a realidade, elas escurecem um tom ao menos. As da Coral são mais fiéis.
Limpe muito bem os pincéis com solvente (são caros) e compre vários rolinhos.
Álbum 4-----------página Eu Amo Artesanato
==================================================================
Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te, e precipita-te no mar, assim será feito;
E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis.
Mateus 21:21,22----------------LEIA A BÍBLIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Wordpress Gadgets Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...