terça-feira, 14 de abril de 2015

Como fazer matelasse


Você vai precisar de:
– Tesoura ou cortador circular (caso use o cortador, separe também a placa de corte e a régua)
– Linha de costura comum ou para pesponto (caso queira que a linha se destaque)
– Agulha para máquina comum (nº14)
– Agulha comprida para costura à mão
– Dois cortes de tecido de qualquer tamanho (um para o direito e outro para o forro), com 5 cm de sobra para cada lado
– Manta acrílica com as mesmas medidas do tecido, com 5 cm de sobra para cada lado
– Barra de quilt. Se a sua máquina não tiver este apetrecho (a maioria não tem!), use:
– Régua
– Giz de alfaiate de cor clara (amarelo ou branco) ou marcador de tecido
DICA: Este tecidinho já costurado é a amostra, que deve ser feita antes de qualquer coisa, para regular qual ponto será mais adequado e para ajustar a tensão da linha. Faça isso montando um sanduíche com tecido+manta+forro com retalhos até encontrar o ajuste ideal na sua máquina.

1) Vamos começar com o tipo mais simples de matelassê: linhas paralelas e transversais. No lado direito do tecido que ficará à mostra, trace duas linhas transversais no meio com o giz de alfaiate clarinho ou com aqueles marcadores de tecido que saem depois. Use a régua com cuidado, para deixá-las num ângulo de 45º perfeito. Estas serão as linhas-guias do trabalho, se estiverem tortas irão comprometer todo o trabalho final.
2) Decida a distância que suas linhas terão. Eu sigo a seguinte lógica: quanto mais grossa for a manta, maior a distância. Assim seus quadrados (ou losangos) ficarão sempre bem fofinhos! Neste caso dei o espaçamento de 3 cm, pois a manta é fina. Se tiver a barrinha de quilt, siga para o próximo passo! Se não, trace mais linhas, a partir das do meio, com a distância escolhida.

3) Faça um sanduíche com o tecido de cima, a manta e o forro. Para não errar, lembre-se de que a manta sempre fica em contato com o avesso dos tecidos.
4) À mão, faça alinhavos firmes, porém espaçados nas extremidades, unindo todas as camadas. Não tente usar alfinetes, eles irão mover o tecido e podem até entortar, dependendo da espessura/densidade da manta. Na máquina de costura, insira a agulha no tecido, em uma das extremidades de uma das linhas do meio. Costure, com pontos largos (entre 3 e 5).

5) Agora o passo é diferente para quem tem ou não a barra de quilt.
· Se tiver: posicione a barra no pequeno “vale” que se formou na costura feita anteriormente. A distância da barra à agulha deve ser a mesma que definimos antes (3cm). Vá fazendo as outras linhas, sempre se guiando pela costura anterior, com a barrinha. Primeiro fazendo todas as linhas de uma direção (aqui começo pelas diagonais) e depois em outra, sempre do meio para fora. Não é necessário fechar a costura (retrocesso).
· Se não tiver: Siga as linhas desenhadas no tecido e vá costurando, uma após a outra, seguindo a mesma direção. Sempre começando do meio para fora.
DICA: Sempre costure do meio para fora em uma direção (como na seta). Somente depois vá para a outra, para evitar que os quadrados fiquem desiguais ou que as costuras “comam” tecido.
6) Pronto! Veja como ficou lindo nosso matelassê! Entende agora porque deixamos as sobras de 5 cm no tecido? A cada costura ele vai encolhendo um pouquinho, e dependendo da espessura da manta ele encolhe mais ainda! Portanto sempre faça um teste com os materiais que irá usar, deixando bastante margem, principalmente se a peça for grande como uma bolsa ou até mesmo um edredom. Agora é só cortar as sobras e fazer o que quiser com esta peça! 
DICAS DA ELISA:
*Muita margem de costura! É muito importante que deixe bastante sobra, pois o tecido inevitavelmente irá encolher com a costura (já é possível observar o encolhimento na hora do alinhavo). Use o bom-senso. Se for fazer uma bolsa com manta comum, 5 cm de cada lado já são suficientes. Se for fazer um edredom com uma manta grossa, a margem será maior.
*Teste antes! Faça sempre um teste com a manta, tecido e linha que irá usar, ajustando sua máquina de acordo. Use pontos maiores, pois eles também ficarão um pouco menores do que o normal no final.
*As marcações e a costura são no lado direito. É isso mesmo, não tenha medo, o giz de alfaiate clarinho sai facilmente e hoje em dia existem marcadores de tecido que saem com a água ou até com o contato do ferro quente se você estiver inseguro(a). E inevitavelmente os pontos do avesso não ficarão tão bonitos quanto os do direito… Se você é iniciante, tentar chegar à perfeição logo no começo será frustrante. Vá devagar, “pegue o jeito” até conseguir.
*Não tem uma barra de quilt? Tudo bem! Existem diversas maneiras de se fazer a mesma coisa. Isso vale pra tudo na vida e principalmente na costura. No meu caso, quando eu não tinha a barrinha, traçava as linhas como descrevi acima.
*E se a manta vier amassada da loja? Nunca passe-a com o ferro, nem que esteja super-amassada! Tente deixá-la por uns dias embaixo de livros pesados ou passar com um pano grosso por cima, pois ela derrete, como todo material sintético.
*Saia da rotina! Existem diversas padronagens de matelassê. O método não muda, a única coisa a se observar é sempre começar do meio para fora do tecido.
*E o pulo do gato é : Enquanto costura a linha, empurre o tecido na direção de dentro para fora, não deixando nenhuma rugosidade, até apertando um pouquinho a manta. Vá devagar com a máquina e sempre empurre o tecido para fora, assim terá quadradinhos perfeitos, sem rugas!
creditos:superziper
Álbum 25--------------página Eu Amo Artesanato
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.
João 8:12-------------------LEIA A BÍBLIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Wordpress Gadgets Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...