quarta-feira, 8 de abril de 2015

Como aplicar o papel termocolante

Material:
1. Risco ou molde e sua preferência
2. Tecidos variados
3. Ferro de passar
4. Tesoura para papel e outra para tecido
5. Agulha e linha para bordado para o caseado
6. Papel termocolante ou papel cola.

Preparação:

1. Tecidos:

Sempre guarde seus retalhinhos, eles são muito úteis quando se faz aplique (para os detalhes pequenos).
Como o papel cola ou termocolante precisa do calor do ferro para transferir a cola para o tecido, este precisa aguentar este calor. A autora usa apenas tecidos de algodão ou linho para esta técnica. Os tecidos mais delicados podem ser usados para outras técnicas de aplique que usam apenas agulha e linha.
Todos os tecidos devem ser deixados de molho antes do uso (para tirar a goma, para eventualmente encolher e soltar a tinta). Ao comprar, acostume-se a deixar em um balde com água (sem sabão) durante a noite, torça e estenda para secar. Passe e estará pronto para usar sem surpresas desagradáveis.
2. Papel cola ou termo colante:
Papel cola não é a mesma coisa que entretela. Vejo muito esta confusão sendo feita, mas são coisas bem diferentes. O papel cola, com a ação do ferro quente, deixa apenas a cola no tecido, permitindo que este seja colado em outro tecido.
A entretela, por sua vez, permanece colada no tecido que será aplicado no trabalho. Ou seja, seu trabalho terá três camadas: tecido base, entretela, aplicação. Por isso a entretela não serve para o aplique porque compromete o resultado final, deixando-o grosseiro.
Use sempre papel cola. Existem várias marcas nacionais e importadas. A autora diz faz aplique há muitos anos e já testou quase tudo o que existe no mercado e usa apenas o Heat Bond Lite, importado.
O papel importado é mais caro, mas todos os papéis nacionais que já foram testados pela autora, diz ela: ou são complicados de usar ou simplesmente não colam! De uma forma ou de outra não valem a aparente “economia”.

Passo a Passo:

1. O papel cola tem duas faces, uma fosca e outra brilhante. A face brilhante é a cola. Ao copiar o molde, risque sobre a face fosca.
Como o papel cola é caro, tente aproveitar todos os cantinhos e guarde o que sobrar em um potinho, depois você usa para pequenos detalhes como olhos.

2. Copiado o desenho, recorte (com a tesoura para papel) deixando alguns milímetros de margem. Coloque o papel cola com a parte brilhante sobre o avesso do tecido escolhido. Não esqueça: face brilhante sobre o avesso!! Se você fizer o contrário vai encher seu ferro de cola.

3. Passe com ferro quente seco, SEM VAPOR, até que levantando uma pontinha você perceba que a cola passou para o tecido (ele vai ficar brilhante).
Existem papéis cola que precisam de ferro a vapor ou ferro morno, pergunte antes ao fornecedor. Este que a autora indicou é para usar com ferro bem quente e seco (se tiver vapor a cola não passa totalmente para o tecido).
Cuidado para não queimar. Se o papel amarelar, a cola perde o efeito.

4.Uma vez colado, recorte o motivo na linha do risco.
5. Retire o papel cola com cuidado para não desfiar o tecido.
6. Sobreponha os tecidos já recortados com a cola (parte brilhante) para baixo, montando com cuidado o molde que você recortou.
Este desenho é muito simples, mas existem moldes complicadíssimos e cheios de pequenas partes. É preciso ter paciência e cuidado ao sobrepor cada uma delas.
7. Cole as várias partes que compõe o molde com o ferro bem quente, até que os tecidos fiquem perfeitamente colados uns nos outros.
Dê leves “pancadinhas” com o ferro, não esfregue como se estivesse passando roupa, para não correr o risco das partes se moverem (uma vez coladas, não tem como consertar os erros).
8. Uma vez colados os tecidos, faça o caseado por toda a volta. Ele serve para que o tecido não desfie e também é muito decorativo.
Para fazer o caseado, a autora usa meada Anchor ou DMC, com 2 fios.
creditos:dainharainha
Álbum 24--------------página Eu Amo Artesanato
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Disse o apóstolo Paulo aos coríntios: Mas, se ainda o nosso evangelho(Bíblia) está encoberto, para os que se perdem está encoberto.
Nos quais o deus(diabo) deste século cegou os entendimentos dos incrédulos(pessoas que não creem em Cristo), para que lhes não resplandeça a luz do evangelho(a Bíblia) da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
2 Coríntios 4:3-4----------------------LEIA A BÍBLIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Wordpress Gadgets Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...