sexta-feira, 13 de março de 2015

Rocambole decorado

Ingredientes da Massa de Pão de Ló de Água:

4 ovos
3 xícaras rasas de farinha de trigo
3 xícaras rasas de açúcar
1 xícara de água
1 colher de fermento em pó (se já não tiver na farinha de trigo)
Caldo de meio limão
Corante comestível nas cores vermelha e verde

Modo de Fazer a Massa e a Decoração:

Bata as claras em neve, adicionando aos poucos o suco do limão.
Junte as gemas e continue batendo. Coloque misturando primeiro a farinha de trigo, a água e o fermento.
Continue a misturar muito bem até que fique homogêneo. Reserve uma pequena parte da massa (uma porção menor que uma bola de ping pong) para fazer a decoração. Uma parte maior coloque  algumas gotinhas de corante comestível vermelho e na parte menor, o verde. Modele, com a massa vermelha, pequenas cerejinhas e com a verde, os cabinhos. Coloque-os em cima de papel manteiga e leve ao forno preaquecido ANTES da massa do rocambole para ficarem durinhos e criarem casca. Reserve-os.
O restante da massa, que vai ser do rocambole, despeje por cima das massinhas coloridas assadas distribuídas por toda a forma (montada as frutinhas, claro). Asse em forno preaquecido. A massa, por baixo, estará toda preenchida com desenhos das cerejinhas com os cabinhos. (foto)

Ingredientes do Recheio:

2 potes pequenos de geleia de uva ou amoras
Creme de Leite Condensado
Ingredientes do Creme:
2 xícaras de água
2 xícaras de açúcar
2 gemas
1 pacote de 100 g de coco ralado
Essência de baunilha
1 lata de leite condensado

Modo de Fazer o Creme:

Leve ao fogo em uma panela a água e o açúcar. Deixe formar uma calda. Misture as gemas deixando em fogo brando e mexendo sempre. Junte o coco ralado e o leite condensado. Mexa até obter  uma mistura consistente e cremosa. Adicione a baunilha, mexa para incorporar aos outros ingredientes e desligue o fogo. Deixe esfriar.

Montando o rocambole:

Depois de frio, desenforme a massa do pão de ló. Com a ajuda de um pano seco limpo, coloque-o numa superfície grande o suficiente para recheá-lo e depois enrolar. Com a parte da massa sem desenho para cima, coloque o creme de leite condensado espalhando-o por toda a extensão, deixando apenas as bordas sem o creme.Espere um pouco até que ele afirme na massa. Por cima, coloque a geleia, espalhando-a também. Feito isso, novamente com o auxílio do pano limpo, pegue pela ponta menor e vá enrolando vagarosamente, sabendo que ele ficará grosso e não será possível enrolar demais. Coloque a parte que acabou o fechamento para baixo.Polvilhe açúcar branco para finalizar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Wordpress Gadgets Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...